Câmara de Lisboa vai construir 50 casas no Bairro da Boavista no valor de 6.5 milhões
Amanhá será lançada a primeira pedra de construção de 50 fogos integrados na operação de realojamento em curso na zona de alvenarias no Bairro da Boavista. Trata-se de uma obra candidata a financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) cujo valor de adjudicação da empreitada é 6.560.340 euros.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisba, revela que a intervenção, com um prazo de execução de 22 meses, insere-se no desenvolvimento do plano de urbanização para o Bairro da Boavista que pretende: i) reabilitar o bairro na totalidade, em especial as alvenarias – construções precárias que estiveram na génese do bairro e que apresentam reduzidas condições de salubridade e habitabilidade; ii) permitir o realojamento dos habitantes no bairro; iii) melhorar o espaço público e equipamentos.
A obra contempla um total de 50 habitações distribuídas por cinco blocos (10 lotes) com tipologias evolutivas de T1 a T4. Neste sentido, cada habitação está preparada para a construção de uma nova divisória sem aumento da área construída. Tal é conseguido com um sobredimensionamento da sala original deixando implementados circuitos eléctricos independentes entre zonas (tomadas e iluminação), duplicação de portas de acesso e existência prévia de vão.
As habitações enquadram-se no projecto Eco-Bairro, que inclui pequenos espaços verdes, o reaproveitamento da água das chuvas para rega, eficiência energética com recurso a soluções de isolamento passivo e aquecimento de águas com recurso a energia solar.
O processo de realojamentos do bairro da Boavista prevê que todas as famílias inicialmente residentes na zona das alvenarias passem a habitar em novas casas no mesmo bairro. O número actual de famílias a realojar é de 153, estando prevista a construção de 316 fogos, número em que se incluem os 40 fogos cuja construção se encontra em curso desde Maio de 2021 e os 50 novos fogos a construir.
Em fase de conclusão de obra estão outras 40 casas que Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, visitará amanhã.