Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Aumento da Confiança na Construção e Obras Públicas no fecho de ano de 2019

 

Aumento da Confiança na Construção e Obras Públicas no fecho de ano de 2019

2 de janeiro de 2020

O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas aumentou em Dezembro, após ter diminuído ligeiramente no mês anterior, avança hoje o INE - Instituto Nacional de Estatística. A evolução do indicador reflectiu o contributo positivo de ambas as componentes, apreciações relativas à carteira de encomendas e perspectivas de emprego.

As apreciações sobre a actividade da empresa recuperaram em Dezembro, interrompendo o agravamento observado entre Agosto e Novembro.

Quanto à Carteira de encomendas, o saldo das opiniões sobre a carteira de encomendas aumentou no mês de referência, após ter diminuído em Novembro.

O INE avança ainda que as perspectivas de emprego recuperaram em Dezembro, contrariando a ligeira diminuição verificada em Novembro.

Quanto a preços, o saldo das expectativas de evolução dos preços de venda praticados pela empresa estabilizou no último mês, suspendendo o movimento descendente iniciado em Setembro.

Factores limitativos à actividade, segundo o inquérito, a percentagem de empresas com indicação de obstáculos à sua actividade aumentou ligeiramente em Dezembro, após ter diminuído no mês anterior. A dificuldade em recrutar pessoal foi o obstáculo mais referido pelo quarto mês consecutivo observando-se, no entanto, uma diminuição na percentagem de empresas que o consideraram como factor mais importante, seguido da insuficiência da procura.

Em Dezembro, o indicador de confiança aumentou nas divisões de “Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios” e de “Actividades Especializadas de Construção”, tendo diminuído na divisão de “Engenharia Civil”.

O Instituto Nacional de Estatística refere também que no mês de referência, observou-se um aumento num maior número de variáveis em todas as divisões. As apreciações relativas à actividade da empresa recuperaram nas divisões de “Engenharia Civil” e de “Actividades Especializadas de Construção”, enquanto o saldo das opiniões relativas à carteira de encomendas diminuiu apenas na divisão de “Engenharia Civil”, tendo aumentado nas restantes divisões. As perspectivas de emprego recuperaram nas divisões de “Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios” e de “Engenharia Civil”, enquanto as expectativas de preços de venda aumentaram apenas na divisão de “Actividades Especializadas de Construção”.