
Área Metropolitana do Porto lança roteiros do património cultural
A Área Metropolitana do Porto (AMP) lançou hoje quatro roteiros temáticos do património cultural dos 17 municípios que a constituem, com informação sobre tradições, saberes, artes e memórias, anunciou aquela entidade.
Na informação disponibilizada, os roteiros intitulados "Ofícios e Indústrias", "Barroco", "Património dos Caminhos de Santiago" e "Artes e Arquitectura" propõem "um conjunto de viagens ao património cultural destes 17 municípios, onde, em cada lugar, monumento ou museu, o visitante pode conhecer e experienciar histórias e tradições seculares".
Segundo a Área Metropolitana do Porto, o lançamento destes roteiros temáticos vem no seguimento da criação de uma plataforma 'online' que agrega informação sobre museus e monumentos classificados dos 17 municípios (PIN - Museus e Património Cultural da AMP) cujo objectivo é a valorização da riqueza e diversidade do património cultural daquele seu território.
"Artes e Arquitectura" e “O Barroco”
O roteiro "Os Ofícios e as Indústrias"está dividido em sete etapas, que atravessam a história e o património de 14 municípios, desde o linho, ao vidro, passando pela chapelaria e o calçado, o papel e as artes gráficas, as minas de São Pedro da Cova, as rendas de Bilros de Vila do Conde e as comunidades piscatórias de Matosinhos e Espinho.
Com início na cidade do Porto, considerada o epicentro do denominado Barroco do Norte, o guia do "Barroco" é dedicado às manifestações deste estilo artístico em nove concelhos, "onde o tempo e os homens souberam preservar com esmero a melhor arte e arquitectura do período Barroco".
Já o roteiro temático pelo património dos Caminhos de Santiago propõe uma viagem aos concelhos da Área Metropolitana do Porto, que são ainda hoje um território de passagem e de paragem fundamental para os peregrinos jacobeus em Portugal.
"Artes e Arquitectura" é o tema do quarto roteiro desta série, e propõe uma viagem pelo património artístico e arquitectónico que vem sendo classificado na região desde o século XIX, desde residências de escritores, mercados e esculturas ao ar livre, passando por museus privados, ateliers e até piscinas de água salgada.
No âmbito deste lançamento foi ainda apresentada uma iniciativa em rede intitulada "Sons do Património", que irá promover, entre os dias 27 e 30 de Setembro, 17 concertos em locais patrimoniais dos 17 municípios.
Lusa/DI