







Amorim Revestimentos facturou 130 milhões em 2017
A Amorim Revestimentos do Grupo Amorim apresentou as mais recentes novidades na maior feira do mundo na área dos revestimentos e pavimentos, a Domotex que se realizou em Hannover, na Alemanha.
Trata-se do salão onde estão presentes as maiores empresas do sector e no qual a Wicanders - marca premium de pavimentos da Amorim Revestimentos, esteve presente mais um ano. Nesta edição, surgiu com uma renovação completa do portefólio da marca. No ano em que comemora 150 anos de existência, a Wicanders, que detém a mais a completa gama de pavimentos com incorporação de cortiça, reforça a aposta em Hydrocork e na coleção Wood Essence.
Se em 2016 terminou o ano com um volume de negócios na ordem dos 125 milhões de euros, em 2017 o valor subiu para 130 milhões, sendo que apenas 40% das vendas ficaram em Portugal e o restante em vendas internacionais.
Todos os mercados externos cresceram no ano passado, tendo-se verificado apenas um decréscimo no mercado norte-americano, que ocupa o terceiro lugar dos países para onde a Amorim mais exporta, contudo, a conquista deste mercado é um dos objetivos deste ano.
António António Rios de Amorim, presidente da Corticeira Amorim, presente na Alemanha, revelou que o mercado internacional é fundamental para o negócio e para o sucesso do grupo. O responsável admitiu que a cortiça é um produto que tem vindo a conquistar o mercado. Curiosamente, António Amorim, revelou que 60% do produto do Grupo que é vendido na Alemanha são para os quartos de criança, revelando que isso comprova a credibilidade que a cortiça está a ganhar no mercado internacional.
O responsável adiantou que a estratégia do Grupo relativamente ao seus funcionários é fundamental para os bons resultados. “Os jovens que entram na empresa têm incentivos e são os mais velhos que os preparam, obrigando-os também a continuarem a conquistar mais clientes”, admitiu.
Em Hannover a Wicanders aproveitou também para lançar vários produtos novos, entre eles o Cork Go, que terá preços mais acessíveis.
Hydrocork foi o produto sucesso de 2017
Também Pedro Pinho, director de marketing da Amorim Revestimentos, revelou que a qualidade e sustentabilidade dos produtos da empresa são reconhecidos a nível mundial e por isso, durante a feira foi entregue uma nova certificação à Wicanders, a TUV - pela qualidade do ar nterior.
O responsável adiantou ainda que o Hydrocork foi o produto sucesso de 2017, atingindo números de venda verdadeiramente positivos. O ano transacto foi também de reorganização na forma da empresa apresentar os seus produtos. "Estivemos seis meses a realizar estudos de mercado para perceber como cativar os clientes. Assim foram definidos três objectivos: Práticas e funcionalidade do produto; Imagem e projecção da imagem e preocupação com a saúde", explicou Pedro Pinho.
Também Mário Pinho, director comercial da Amorim Revestimentos, garantiu que o ano passado foi de grande sucesso na área das vendas, sendo que o Hydrocork representa mais de 50% da comercialização. O responsável garantiu ainda que a tendência para 2018 é de crescimento em todos os mercados.