Algarve continua a ser a região mais procurada para férias
Em 2018, A região do Algarve foi a mais procurada para uma casa de férias, no entanto, Peniche foi a localidade com o preço médio mais baixo e Cascais a mais cara.
De acordo com a análise de preços realizada pela HomeAway® , plataforma online, especialista em alojamento para férias, Peniche foi a localidade onde os viajantes nacionais pagaram em média, menos por um alojamento para férias (19 euros por noite e por pessoa), enquanto que Cascais, surge como a localidade onde os utilizadores gastaram mais na reserva de alojamentos em 2018 (36 euros).
Os dados demonstram ainda que a localidade de São Teotónio, no Alentejo, foi o destino nacional que registou uma maior quebra no preço médio do alojamento local em 2018, em relação ao ano anterior, uma descida de - 25%, passando de 35 a 26 euros. Por sua vez, a cidade do Porto, foi a que constatou um maior aumento em termos de preço médio comparativamente a 2017, um crescimento de 28% (passando de 25 euros por pessoa e por noite em média para 32 euros), preços com tendência para subir na região Norte justificados por uma melhoria das condições de habitabilidade e conforto dos alojamentos tendo por consequência um aumento na procura de reservas, uma realidade em linha com o mais recente estudo elaborado pelo INE no que se refere às dormidas registadas em 2018.
Os distritos que registam um maior crescimento e aumento da procura são: Faro (+53%), Leiria e Beja (+46%) e Coimbra (+34%).
As localidades com maior crescimento em 2018, destacam-se as algarvias: Altura surge no topo da tabela com +174% com 27 euro por noite/pessoa em média, Luz +132% 34 euros por noite/pessoa em média, Vila Nova de Cacela +117% com 28 euros por noite/pessoa, em média, Manta Rota +111% e Armação de Pera com +89% com 24 euros por noite/Pessoa em média. Estas vilas do interior do algarve apresentam valores elevados na procura beneficiando de preços mais baixos do que os destinos turísticos mais clássicos algarvios como é o caso de Olhos de água ou Luz (34 euros/noite/pessoa), Lagos ou Quarteira (32E/noite/pessoa).
Segundo Sofia Dias, Responsável de Comunicação para Portugal da HomeAway, “constatamos através desta análise, que o alojamento para férias é um tipo de modalidade que oferece tarifas estáveis, inclusive nas grandes cidades o que permite a muitos turistas controlar o seu orçamento para férias e simultaneamente usufruir de outras comodidades como o espaço ou o conforto, elementos fundamentais e privilegiados por famílias e grupos de amigos”.