
ASMIP escolhe Junho como Mês do Mediador Imobiliário
A ASMIP - Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal, aprovou, em Assembleia-Geral, a criação do Mês do Mediador, que se realizará em junho.
Não se trata de um mês escolhido por acaso: ele representa – lembra a associação - o início da actividade de mediador imobiliário, criada pelo Decreto-Lei nº 43 767, de 30 de junho de 1961, que regulamentou, no artigo 1º, “a actividade comercial de mediador na compra e venda de bens imobiliários”.
A data vai ser assinalada com a realização, durante esse mês, de várias actividades que pretendem “alertar e sensibilizar para o cumprimento e dever de transparência fiscal e de combate ao branqueamento de capitais, de todos os intervenientes, no processo de compra e venda de imobiliário, visando também a formação, a valorização e o reconhecimento social da figura legal do mediador imobiliário e deste importante sector da economia nacional” – afirma aquela associação em comunicado.
Consciencializar a classe e o público
Francisco Bacelar, presidente da ASMIP, sublinha que “é tempo de criar referências para os profissionais da actividade, e para o público em geral, que pela sua dimensão formativa e mediática possam consciencializar para a sua importância no seio da economia portuguesa”. E acrescenta: “Após 56 anos sobre a primeira legislação, era uma lacuna que se mantinha e que a ASMIP vai romper, patrocinando que, a partir de agora, junho seja o mês de referência da mediação imobiliária em Portugal”.
Para potenciar o evento, “a ASMIP está já a informar e a contactar as entidades oficiais e os parceiros privados, no sentido de lançar diferentes acções em diversos pontos do país, para que todos os mediadores possam participar e daí obter dividendos, que em última instância promoverão a dignificação da classe e, por via disso, o objectivo primeiro de prestar um serviço de excelência ao consumidor” – refere ainda o líder da associação.
Recorde-se que a ASMIP – Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal, nasceu no início de 2014, no seguimento da insatisfação de alguns mediadores “com a falta de representação adequada”.
A associação argumenta contar hoje com 500 associados e perspectivar um incremento de adesões mais elevado resultante de um “novo site com capacidade de pagamentos e gestão de associados, quer da mais recente parceria com o Imovirtual, portal imobiliário líder do mercado, além de outros projectos que está a desenvolver”.