
A primeira plataforma de empréstimos colectivos imobiliários
Já está disponível a primeira plataforma de empréstimos colectivos imobiliários em Portugal, onde qualquer pessoa pode investir a partir de 50 euros. Trata-se de uma nova forma de investimento e financiamento da economia com garantia real imobiliária e taxas de juro que variam entre os 6% e os 9%.
A Portugal Crowd, é uma plataforma tecnológica que pretende ligar directamente as pessoas que querem investir-emprestando e receber uma determinada rentabilidade, às pessoas ou empresas, que pretendem receber um empréstimo e têm um imóvel que pode ser entregue como garantia real. São os empréstimos colectivos com garantia hipotecária.
O Crowdlending é uma recente tendência de empréstimos colectivos nos EUA e na Europa e agora também Medio Oriente e que vale hoje mais de 13 mil milhões de euros. As maiores plataformas de empréstimos colectivos são a Zopa e Funding Circle (UK) e o Lending Club (USA).
Existe também o Crowdlending Real Estate (com garantia imobiliária), território no qual a Portugal Crowd se posiciona. A titulo de referências internacionais de referir ainda a plataforma LENDINVEST com sede em Londres que já financiou perto de 1000 milhões de euros desde o seu lançamento em 2008. Outras referências são: Fundrise (USA), Durise (Dubai).
A Portugal Crowd funciona como um ponto de contacto directo entre pessoas que pretendem investir e pessoas (ou empresas) que pretendem obter um empréstimo. A grande atratividade para os Investidores no conceito da Portugal Crowd, reside na garantia real imobiliária que é requerida a quem pede o empréstimo, a par das taxas de retorno (6% a 9%).
Através deste modelo de empréstimos colectivos, uma pessoa ou empresa é financiada directamente por várias pessoas/investidores.
Basicamente permite a massificação dos investimentos imobiliários. Por um lado, qualquer pessoa com um reduzido valor de investimento pode ter acesso a oportunidades com rentabilidades acima da média (geralmente vedadas aos pequenos investidores) e, por outro, assume-se como alternativa ao financiamento bancário (complexo e burocrático), para quem procura empréstimos.
Qualquer pessoa, desde que maior de idade, com NIF português e registada na plataforma Portugal Crowd, pode investir.
Cada oportunidade tem um intervalo de investimento por pessoa de 50 euros (mínimo) e 2.499 euros (máximo).
"Nnuma altura em que a sociedade, através da nova economia baseada na digitalização, se multiplica em alternativas ao sistema clássico de comércio, financiamento, investimento, entre outros, a Portugal Crowd surge, apresentando uma alternativa de investimento e financiamento atrativa, simplificando processos e eliminando custos recorrentes de grandes estruturas, passado essas poupanças para o beneficio direto das pessoas. Tudo isto com a garantia hipotecaria para a correspondente minimização do risco", revela Bruno Libreiro, CEO da Portugal Crowd.