Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
29% das agências imobiliárias não vão ter capacidade financeira para aguentar mais de um mês

 

29% das agências imobiliárias não vão ter capacidade financeira para aguentar mais de um mês

4 de maio de 2020

O idealista revela num estudo, que 29% das agências imobiliárias não tem capacidade financeira para aguentar mais de um mês, mesmo com 83% dos profissionais imobiliários a continuarem a trabalhar em casa.

O inquérito indica que embora em quarentena, 51% dos profissionais afirma ter aproveitado o confinamento para fechar operações que estavam pendentes. Os profissionais optaram também para receber formação durante este tempo, visto que 47% dos inquiridos decidiu melhorar as suas atitudes face a um futuro mercado com maior concorrência. Cerca de 46% dos profissionais aproveitaram ainda estas semanas para actualizar a sua carteira de imóveis e 43% realizou tarefas de fidelização de clientes. Por último, 17% dos profissionais usou o tempo para angariar novos imóveis para a sua comercialização uma vez termine o período de confinamento.

O estudo mostra também que apesar da maioria das agências imobiliárias ter mantida a actividade, a situação é muito frágil. Apenas 7% reconheceu ter capacidade financeira para sobreviver mais de seis meses nas actuais circunstâncias. Por outro lado, 29% indica que não tem capacidade para aguentar nem um mês. Cerca de 47% tem capacidade para continuar se a situação não se alargar mais de dois meses, 9% conseguiria aguentar até quatro a cinco meses e 7% poderia suportar até seis meses.  

Os profissionais também se pronunciaram sobre os preços em que o mercado se vai mover nos próximos meses. O maior consenso recai sobre a percepção de que os preços de venda irão apresentar uma descida (71% dos inquiridos), enquanto 22% acredita que se irão manter iguais. Nenhum profissional prevê subidas de preço.

Em relação ao mercado de arrendamento, a maioria (66%) pensa que os preços vão descer, enquanto 26% opina que se irão manter nos mesmos níveis dos que se registavam antes da pandemia. Surpreendentemente, 2% dos inquiridos acredita que os preços possam subir nos próximos meses.

PUB
MAP2025AYH
PUB
PUB
MAP2025NewsletterAYH
Habitação
Senhorios com rendas antigas esperam mais de sete meses por compensação - alerta Provedoria de Justiça
22 de abril de 2025