
112,2 M€: Merlin compra edifícios Art e Torre Fernão Magalhães
A espanhola Merlin Properties compra os edifícios Art e Torre Fernão Magalhães, no Parque das Nações, em Lisboa, por 112,2 milhões de euros.
Com esta aquisição leva a uma expansão da sua área total para mais de 100,000 m2 consolidando a sua posição como um dos principais players do mercado.
Os activos, localizados na Av. Dom João II, a principal avenida da Expo, são compostos por uma área total de 29,985m2, com especificações de nivel A e três metros de altura livre.
O Art inclui 3 blocos de escitórios com um total de 22,150 m2 e pisos amplos com áreas entre os 1,380m2 e 3,190m2 aos que se somam 590 lugares de estacionamento. O activo está arrendado a 97% a algumas das melhores empresas a operar no seu sector, tais como o BNP Paribas, Huawei, Sage and DHL.
A Torre Fernão Magalhães tem uma área total de 7,835 m2 e 294 lugares de estacionamento. O activo está ocupado a 100% por algumas das melhores empresas de serviços partilhados como a Webhelp e Bold International.
Em comunicado, a empresa revela que através destas aquisições, e na sequência da iminente aprovação do regime das SIGI, a Merlin reforça ainda mais o seu compromisso com Portugal. O ano de 2018 registou a maior actividade da ultima década, com mais de 200,000m2 de "take-up" acompanhados por sinais positivos a nivel macro-económico, uma força de trabalho competitiva e uma excelente qualidade de vida que tem atraído uma forte procura por parte de empresas de serviços compartilhados e call-centers. O mercado inclui actualmente mais de 100 empresas de serviços partilhados, com mais de 50000 empregados, prestando serviços de back-office e IT em outsourcing a clientes globais,a Webhelp e a Bold International são um bom exemplo.
A Merlin é agora proprietária de 8 edifícios em Lisboa, dos quais 5 totalizando 60000m2, se encontram localizados no Parque das Nações com plena ocupação. O preço de aquisição totaliza 112,2 milhões representando uma yield bruta de 5,4% com rendas brutas de 6,1M e um potencial promissor resultando na sua ERV yield de 6.2%.
A Merlin Properties SOCIMI, S.A. (MC:MRL) é a maior empresa imobiliária cotada na bolsa de Espanha , com uma capitalização bolsista aproximada de 5,3 mil milhões de euros, especializada na aquisição e gestão de imóveis comerciais localizadas na península Ibérica. A empresa investe maioritariamente em escritórios, centros comerciais e armazéns logísticos dentro dos segmentos Core e Core Plus, fazendo parte do IBEX-35, Euro STOXX 600, FTSE EPRA/NAREIT Global Real Estate, GPR Global Index, GPR-250 Index, e MSCI Small Caps indices.