CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

CINIDA - IBC AZORES - Centro Internacional de Negócios e Investimentos do Açores

Açores recebe o Centro Internacional de Negócios e Investimentos

21 de julho de 2023

Já foi inaugurado o CINIDA - IBC AZORES - Centro Internacional de Negócios e Investimentos do Açores, que surgiu para dar resposta à procura por parte de estrangeiros interessados em investir na Europa a partir dos Açores.

O CINIDA - IBC AZORES - O Centro Internacional de Negócios e Investimentos do Açores - Internacional Business Center of Azores tem como missão apoiar as empresas, o desenvolvimento, promoção e captação de investimento para a Região Autónoma dos Açores.
Trata-se de uma estrutura de apoio às Instituições Regionais, Empresariais, Empreendedores e Investidores e Emigrantes Portugueses que desejem participar no potencial de crescimento e valorização que os Açores podem projectar para o mundo.


CINIDA - IBC AZORES - Centro Internacional de Negócios e Investimentos do Açores

Com foco no apoio à Abertura de Empresas e captação de investimento para os Açores o CINIDA/IBC Azores está capacitado com infra-estruturas preparadas para a recepção a Investidores Nacionais e Internacionais, contando com um Welcome Business Meeting Point e recursos humanos qualificados para acolher toda a comunidade, apoiando o Investimento e desenvolvimento de Negócios nos Açores.
Localizado nos Açores, na Ilha de São Miguel, na principal avenida da cidade de Ponta Delgada, sendo o maior escritório da cidade mesmo em frente à Marina de Ponta Delgada.
Dispõe de um Balcão especialmente dedicado ao Apoio directo às Empresas, Empresários e Emigrantes da Comunidade Portuguesa no mundo.


Os objectivos do CINIDA - IBC AZORES:
- Captar recursos, investimentos e know-how para os Açores, apostando na sua promoção interna e externa, a nível das empresas e instituições, nos diferentes mercados; captar novos e diferenciados públicos, promovendo a entrada de novos players; fomentando a competitividade empresarial para as mais atrativas áreas de negócio;

- Apoiar a Recolocação de Empresas e Particulares nos Açores; incluindo aos programas de vistos de residência, investimentos e de caráter científico;
- Apoiar a Colocação, instalação e abertura Empresas nos Açores;
- Apoiar e Promover Projetos Internacionais de referência nas Diferentes áreas como: a Indústria, Imobiliário, Hotelaria, a Distribuição, a Economia Azul, Verde, a Economia Digital ou os Nómadas Digitais; Tecnologia e Inovação;
- Apoiar as candidaturas a Fundos Comunitários;
- Promover o Investimento Empresarial e Imobiliário dos Açores.;
- Consultoria Legal, Fiscal e de Gestão;
- Prestar aconselhamento estratégico e planeamento;
- Apoiar a gestão e manutenção ao negócio, Estudos de Viabilidade Económica e Análises de mercado;
- Apoiar o sector Empresarial Público e Privado, em geral;

Os Açores são hoje um lugar com interesse estratégico global, capaz de atrair o investimento a nível nacional e estrangeiro, contribuindo para a sua crescente promoção nacional e Internacional.

Os Açores são uma região de Futuro e, no contexto actual, um dos melhores lugares para se investir da Europa

Os Açores tem o Segundo mais baixo IVA (16%) da União Europeia, o mais baixo IRC de Portugal e um dos mais baixos IRC do mundo (8.75% podendo descer até 4%) e dispõe de um pacote único na Europa de apoios
comunitários a Fundo perdido, forte apoio à contratação e muito competitivos preços para a compra de imóveis, em comparação com os preços em Portugal Continental oh mesmo da generalidade da Europa. Fica a apenas cinco horas dos Estados Unidos (Nova Iorque) e Canadá (Toronto ou Montreal).
Em 2022 (ano da pandemia e da crise económica), os Açores receberam 2,5 milhões de turistas e visitantes, ou seja, 12 vezes mais do que a sua população de 246 mil habitantes.
Um número impressionante para um arquipélago.  Esperam passar a barreira dos três milhões este ano.


CINIDA - IBC AZORES - Centro Internacional de Negócios e Investimentos do Açores

Segundo o CINIDA - IBC AZORES, a criação de empresas está a crescer a um ritmo extraordinário, os Açores têm alguns dos impostos mais baixos da Europa, o melhor apoio à contratação e o melhor pacote de incentivos ao investimento da Europa.
"Os Açores são a primeira porta de entrada na Europa para quem vem das Américas, do Brasil ou do Canadá e a procura por parte de investidores estrangeiros está a atingir níveis inimagináveis. É um segredo bem guardado onde apesar de tudo, continuamos a ser um destino de turismo de natureza. Tendo sido a primeira região do mundo a receber a certificação de destino sustentável", refere em comunicado.