APCMC realiza conferência e entrega prémios de melhores lojas na CONCRETA
No âmbito da CONCRETA – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, que se realiza de 13 a 16 de Outubro, na Exponor, a APCMC – Associação de Materiais de Construção vai realizar uma conferência que tem como ponto alto a entrega de prémios às empresas distinguidas como melhores lojas.
A “Grande Conferência APCMC || As parcerias estratégicas”, vai realizar-se amanhã, pelas 10 horas, na sala B1 – 1º piso e tem prevista, no final da manhã, a entrega do prémio para a Melhor Exposição de Cerâmica, Banho e Cozinha 2022 (patrocínio Recer) e a distinção ao Mérito Comercial e Associativo dos associados que perfizeram 25, 50, 75 e 100 anos de actividade – distribuição e atribuição de diplomas.
De destacar que o Prémio Melhor Exposição de Cerâmica, Banho e Cozinha 2022 foi aberto a todos os distribuidores de materiais de construção associados da APCMC e as candidaturas decorreram até dia 8 de Julho passado.
“As parcerias estratégicas” por José Luís Alvim
Depois da abertura da conferência, a cargo de Carlos Rosa, Presidente da Direção da APCMC, segue-se a intervenção do Professor José Luís Alvim, com o tema “As parcerias estratégicas”. Consultor e professor da Porto Business School onde coordena os programas Advanced Management Programme, Curso Geral de Gestão e Programa Geral de Gestão Intensivo. É ainda professor de várias pós-graduações e de vários cursos de formação para executivos e para empresas. Como gestor executivo foi administrador de vários grupos empresariais e de várias instituições financeiras.
Outro dos pontos altos da conferência da APCMC será o debate – Parceria Fabricante Distribuidor é o Caminho Certo?
Conta com o Professor Manuel Nogueira, como moderador do debate, e a presença de Jorge Vieira, Diretor Geral da Roca;
Alfonso Bugallo, Diretor Geral da Onduline; António Ricardo Oliveira, Administrador da OLI; Álvaro Pinto, CEO da Álvaro Covelo & Pinto, Lda.;
Luís Rio, CEO da Reconco e Américo Campos, CEO da Sanipower.
José de Matos, secretário geral da APCMC destaca a importância deste evento “para o aprofundar o conhecimento sobre o comércio de materiais de construção e o seu contributo para o desenvolvimento de modelos de negócio mais competitivos de forma a criar mais valor junto dos clientes e, ao mesmo tempo, estimular um ambiente de competição que favoreça a modernização das empresas”.
José de Matos acrescenta ainda que a edição da CONCRETA deste ano “surge num momento particularmente importante para toda a fileira da construção que está confrontada com as recentes subidas de preços da energia e das matérias primas e com carências de mão-de-obra qualificada, ao mesmo tempo que tem o grande desafio de conseguir corresponder a necessidades prementes na área da habitação e também da sustentabilidade e da eficiência energética”.
A CONCRETA tem este ano um número recorde de expositores e será a grande oportunidade para os profissionais encontrarem soluções e produtos inovadores.
De salientar que esta estrutura associativa tem em desenvolvimento o projeto Speed Up Materiais de Construção 4.0, onde se destaca a plataforma APCMC Datacheck, que aposta na digitalização dos materiais de construção e, permite, de forma gratuita, que os fabricantes partilhem com os seus clientes o acesso a toda a informação sobre os respetivos produtos, fazendo que esta chegue também aos construtores, projetistas e clientes finais.
A plataforma APCMC Datacheck, criada para fazer a digitalização dos materiais de construção, conta já com a inscrição de seis fabricantes, contudo mais de 30 empresas estão a preparar os dados para avançar com a adesão.
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas.