A Vista Alegre faz 200 anos!
É já este dia 6 de Janeiro que a fábrica de porcelana de Ílhavo, fundada em 1824 por José Ferreira Pinto Basto, comemora 200 anos de actividade. Um historial de sucesso para a região e para o país. Desde 2001 que o Grupo Vista Alegre integrou o grupo Atlantis, formando o maior grupo nacional de tableware e sexto maior do mundo nesse sector, o Grupo Vista Alegre (GVAA), cruzando-se o vidro, e agora também o cristal, com a história da empresa.
A holding resultante actua em áreas tão diversas como porcelana de mesa, decorativa e de hotel, faiança, louça de forno, cristal, vidro manual e redes de retalho e distribuição.
Em 2009, o GVAA passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as acções representativas do capital social da empresa.
Mais do que um espaço fabril, a Vista Alegre é hoje um conjunto arquitectónico de inegável interesse, repositório de memórias sociais e artísticas fundamentais para a construção de uma identidade nacional.
A data que assinala o 200º aniversário daquela que é hoje uma reputada marca internacional conta com festividades dignas do momento. Os presentes poderão admirar a primeira peça comemorativa produzida em 2024, realizar uma visita guiada ao Museu Vista Alegre, percorrer a exposição “Amor”, de Sónia Travassos e terminar desfrutando de um momento musical único no interior da fábrica com os saxofonistas Rodrigo Amado e Ricardo Toscano.