A oferta de quartos para arrendar em casa partilhada subiu 36% no 3º trimestre do ano, em comparação com o ano anterior, segundo o idealista. Os quartos no Porto estão 6% mais caros e em Lisboa 9%.
A renda média de um quarto em Portugal no segundo trimestre do ano situava-se nos 450 euros, face aos 900 euros necessários para arrendar um estúdio, ou seja, 100% mais caro, revela um estudo do idealista.
A dificuldade em encontrar habitação para arrendar levou muitas pessoas a optar pelo arrendamento de quartos, resultando numa média de 22 interessados por anúncio no 2º trimestre, revela o idealista.
Apesar do aumento do stock, os preços continuam a subir. Quartos no Porto estão 17% mais caros e em Lisboa 6%. Arrendar quarto em Lisboa custa 550 euros/mês e no Porto 445 euros/mês.
“Há uma tendência crescente na procura de quartos para arrendamento, reflectindo alterações nas preferências habitacionais e nas dinâmicas do mercado imobiliário”
A oferta de quartos para arrendar em Portugal aumentou 75% no último ano. Apesar do aumento na disponibilidade de quartos no mercado, os preços subiram 15% durante o mesmo período, custando 425 euros por mês, segundo o idealista.
A oferta de quartos para arrendar em Portugal aumentou 53% no último ano. Apesar do aumento na disponibilidade de quartos no mercado, os preços subiram 25% durante o mesmo período, custando 420 euros por mês, segundo um estudo publicado pelo idealista.
O preço médio de arrendamento de um estúdio aumentou 28% no último ano. As maiores diferenças de preço entre estúdios e quartos acontecem no Funchal, Setúbal e Porto
Apesar de uma descida trimestral, Lisboa é a segunda cidade com preços mais elevados na Europa nos apartamentos. Num ano, as rendas dos quartos aumentaram 33% em Lisboa e 12.5% no Porto.
Verifica-se que a procura de quartos teve um decréscimo de -22,8% no período de Agosto-Setembro de 2021, relativamente ao período homólogo do ano anterior e de -4,8% em 2019.