As residências de marca em Portugal redefinem os padrões habitacionais. São mais do que uma casa: representam experiências residenciais e estilos de vida pensados para um consumidor cada vez mais exigente, um perfil que continuará a crescer nos próximos anos. Opinião de João Sousa, CEO da JPS GROUP.
Os preços das casas na União Europeia (UE) voltaram a crescer no ano passado depois de uma queda em 2023 e Portugal registou a terceira maior subida entre os Estados-membros no último trimestre de 2024.
Um ano depois de Miguel Bravo Amaral e Vasco Baptista apresentarem as 'Terra' - casas modulares construídas em estrutura de madeira tratada (Woodframe), decidem investir e apostar em novos modelos exclusivos e numa maior oferta de opcionais.
Preço médio da habitação nas principais cidades continua a evoluir em 2025. Lisboa ocupa o 7º lugar do ranking das 44 cidades, analisadas, a nível mundial, pela Knight Frank nos primeiros quatro meses do ano.
O "stock" do parque habitacional português disponível à venda no primeiro trimestre de 2025 desceu 4%, face ao que estava disponível no mesmo período de 2024, segundo os dados analisados pelo idealista.
Existe um desfasamento de 67% entre a oferta e a procura, com o preço médio anunciado das casas nos 387.000 euros, enquanto os utilizadores procuram imóveis com um valor médio de 233.054 euros.
Os preços das casas em Portugal subiram 6,3% em Março face ao mesmo mês de 2024. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.775 euros/m2 no final do mês de Março, tendo em conta o valor mediano.
A agência de 'rating' DBRS prevê que os preços das casas continuarão a subir este ano, mas a um ritmo mais lento, por factores como redução dos juros, falta de novas construções e procura por estrangeiros.
Em 2024, verificou-se um abrandamento na subida de preços do Porto para 7,8%, mas cresce 19,0% nas vendas e lidera investimento nacional em nova promoção.
Os preços das casas em Portugal subiram 5,6% em Fevereiro face ao mesmo mês de 2024. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.742 euros/m2 no final do mês de Fevereiro, tendo em conta o valor mediano.