Os preços das casas em Portugal subiram 6,3% em Março face ao mesmo mês de 2024. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.775 euros/m2 no final do mês de Março, tendo em conta o valor mediano.
A agência de 'rating' DBRS prevê que os preços das casas continuarão a subir este ano, mas a um ritmo mais lento, por factores como redução dos juros, falta de novas construções e procura por estrangeiros.
Em 2024, verificou-se um abrandamento na subida de preços do Porto para 7,8%, mas cresce 19,0% nas vendas e lidera investimento nacional em nova promoção.
Os preços das casas em Portugal subiram 5,6% em Fevereiro face ao mesmo mês de 2024. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.742 euros/m2 no final do mês de Fevereiro, tendo em conta o valor mediano.
Cerca de 8% das casas à venda anunciadas no idealista em Dezembro de 2024 saíram do mercado em menos de uma semana. Já 20% esteve no mercado entre uma semana e um mês, 31% entre um e três meses, 32% entre três meses e um ano e 9% mais de um ano.
Em 2024, os preços das casas em Lisboa aumentaram 5,5% face a 2023, considerando a taxa de variação homóloga registada pelo Índice de Preços Residenciais em Dezembro, pela Confidencial Imobiliário.
Cada vez mais, os compradores estão interessados em casas que podem melhorar a sua qualidade de vida, que reflita o seu estilo de vida personalizado e permitir-lhes viver de forma mais eficiente e confortável. Opinião de João Sousa, CEO do JPS Group.
Os preços das casas em Portugal subiram 4,3% em Janeiro face ao mesmo mês de 2024. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.693 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de Janeiro, tendo em conta o valor mediano.
Lisboa e Setúbal são os distritos mais procurados para quem procura casas à venda por mais de 1 milhão de euros, refere o último estudo do idealista.
No último trimestre de 2024 foram vendidas 41.737 casas em Portugal Continental, segundo as estimativas da Confidencial Imobiliário. No que se refere aos preços de venda da habitação, o ano 2024 encerrou com uma subida de 11,0%.