A prestação da casa paga ao banco vai descer 88,88 euros em Setembro nos contratos com taxa variável, com um crédito de 150.000 euros, indexado à euribor a 12 meses, de acordo com uma simulação da Deco.
A garantia pública na compra da habitação abrangeu 13,2 mil contratos de crédito, até Julho, representando 38,7% do total realizado por jovens até aos 35 anos.
valor das rendas poderá aumentar 2,25% em 2026, segundo a estimativa rápida da inflação de Agosto divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE)
Os empréstimos para habitação mantiveram em Julho a trajectória de aceleração e aumentaram 8,1% em termos homólogos, o crescimento mais elevado desde Agosto de 2008, somando 106.325 milhões de euros, avança hoje pelo Banco de Portugal.
Um ano após a entrada em vigor da isenção de IMT e de Imposto de Selo para jovens até aos 35 anos, os efeitos no mercado imobiliário são claros: a procura disparou e a oferta encolheu.
O Governo vai pagar em Setembro o apoio extraordinário à renda a 129.642 inquilinos, com retroactivos a Janeiro, revelou o Ministério das Infraestruturas e Habitação.
Face à catadupa de queixas, a Provedoria de Justiça enviou um ofício à secretária de Estado da Habitação a apelar à revisão urgente do apoio extraordinário para pagamento de renda.
O valor mediano da avaliação bancária da habitação fixou-se em 1.945 euros por metro quadrado em julho de 2025, mais 34 euros (1,8%) do que no mês anterior.
Lisboa, Faro, Madeira e São Miguel continuam entre as zonas mais caras; Portalegre e Beja registam maiores subidas no arrendamento
Sines destaca-se como polo portuário, industrial e tecnológico em crescimento, impulsionando também o mercado imobiliário local.