CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Vila Galé Collection S. Miguel - Açores

Vila Galé Collection Tomar

Vila Galé expande-se em Portugal e Brasil e ruma a Cuba

3 de março de 2023


O segundo maior grupo hoteleiro nacional tem em execução um ambicioso plano de expansão, tanto em Portugal como no estrangeiro. Isso mesmo se depreende das declarações recentes dos seus dois administradores, Jorge e Gonçalo Rebelo de Almeida.


Vila Galé Monte Faleira - Imagem DR


Depois de ter aberto quatro unidades durante a pandemia e de, no ano passado, ter inaugurado o hotel 5* de Alagoas, no Brasil, o Grupo prepara-se para inaugurar mais quatro unidades em Portugal durante o ano de 2023. São elas o Vila Galé Collection São Miguel, em Ponta Delgada, nos Açores, que resulta da reabilitação do edifício sede da Santa Casa da Misericórdia local; o Vila Galé Collection Tomar,  que nasce da reabilitação de um antigo convento e colégio na cidade dos Templários; e mais duas unidades no Alentejo na herdade onde já funciona, desde 2001, o Vila Galé Clube de Campo. O grupo passará a contar nesta herdade do distrito de Beja com três unidades diferenciadas: o hotel original que sempre se posicionou para o segmento famílias, e as duas novas unidades em construção: o Vila Galé Nep Kids, para casais com crianças pequenas, e o Vila Galé Monte do Vilar, exclusivamente aberto a adultos e casais.

Ainda em Portugal o grupo pretende requalificar o Paço do Curutêlo, no município minhoto de Ponte de Lima, uma casa senhorial acastelada, onde nascerá um projeto de enoturismo e produção de vinhos verdes. Terá um hotel com 87 quartos, piscinas exteriores para adultos e crianças, salão de eventos, bar, dois restaurantes, biblioteca e um espaço museológico dedicado à história do local, além de adega e vinhas. O projecto só não terá ainda avançado por prolongado atraso na aprovação do processo de licenciamento.


Havana - Cuba - Foto de alexrojas2990 - Pixabay


Brasil e Cuba

No Brasil, o Grupo Vila Galé, deve investir, este ano, cerca de 200 milhões de Reais (33,4 M€) no estado do Ceará, no nordeste, e prevê ainda o eventual arranque de um empreendimento de luxo, em São Luís, capital do estado do Maranhão. No Ceará, O Vila Galé Collection Sunset Cumbuco - o primeiro da linha «prime» do grupo - irá contar com 124 apartamentos, SPA com piscina interior, salas de massagem, ginásio, campos poliesportivos; três restaurantes, um dos quais em frente à praia integrado com a piscina exterior de adultos, um parque, clube infantil e parque aquático. O hotel contará ainda com um centro náutico para apoio às actividades náuticas. Um investimento que deverá ascender a 15,5 milhões de euros (80 milhões de Reais).

Entre os projectos no Cerá está a construção do Cumbuco Village, uma mini cidade, que inclui um condomínio fechado de 134 lotes , em que a parte de infraestrutura já está concluída, enquanto as primeiras casas devem começar a ser construídas muito em breve.

O grupo “vai lançar ainda este ano um grande condomínio, em parceria com a promotora brasileira Diagonal, chamado Águas do Cauípe, que além da lagoa, terá também um lago artificial para ser usufruído pelos futuros moradores”, destacou o CEO do Vila Galé ao Portal In do Brasil.

Há poucos dias, Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do grupo, revelou que poderá concretizar-se muito em breve aquilo que é, há muito tempo, um sonho da cadeia Vila Galé: a entrada em Cuba, e, segundo disse, provavelmente com duas unidades hoteleiras.

Gonçalo Rebelo de Almeida disse: “estamos a estudar Cuba, sim, e vamos confirmar em breve”. Acrescentando: “está praticamente confirmado que deveremos vir a abrir duas unidades em Cuba muito brevemente. Ainda não consigo dizer datas, mas está praticamente fechado”.

O Grupo Vila Galé conta actualmente com 37 unidades hoteleiras, 10 das quais no Brasil, sendo as restantes em Portugal.