
Varandas de Camilo em Famalicão: viver no campo perto da cidade
Promovido pela empresa SDO – Construção e Granitos, de Guidões, do concelho da Trofa, e com projecto arquitectónico do PAN Atelier, os apartamentos do Edifício Varandas de Camilo, estão em fase inicial de obra, na freguesia de Ceide, concelho de Vila Nova de Famalicão. Segundo o promotor, que também é o construtor do projecto, eles são “a opção perfeita para quem procura uma casa no sossego da aldeia, mas com o centro de cidade e a rede de autoestradas a cinco minutos de distância”.
O novo empreendimento, integrado na paisagem rural, fica na Rua de São Paio (estrada municipal entre Famalicão e Ceide), terá 16 apartamentos distribuídos entre as tipologias T2+1 e T3. As obras arrancam neste mês de maio e deverão ficar concluídas no primeiro semestre de 2027.
Os apartamentos T2+1 têm uma área útil de 153,60 metros quadrados, enquanto os apartamentos T3 têm uma área de 185,90 metros quadrados. Os preços de comercialização variam entre os 275 mil euros para um T2+1, no primeiro piso, com 183,8m² de área bruta e os 350 mil euros para um T3 no piso 4 (de cobertura), com 212m².
A centenas de metros do empreendimento está a Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, uma moradia de peregrinação literária onde viveu um dos maiores escritores portugueses de todos os tempos.
“Morar num apartamento no Edifício Varandas de Camilo será sentir o prazer de viver no campo perto de tudo: perto da cidade de Famalicão, mas também perto das autoestradas A3 e A7 e das principais cidades do Norte do país”, explica Pedro Fernandes, director comercial da MEDIUM Real Estate, agência responsável pela comercialização exclusiva dos apartamentos.
O Edifício Varandas de Camilo foi projectado pelo arquitecto famalicense Pedro Araújo Napoleão, CEO do gabinete PAN Atelier.