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Turismo

Alfama Ando Living - vista da piscina

Um novo conceito de hotelaria: Ando Living

28 de maio de 2024

Fixe este nome, pois ele traz um novo e prometedor conceito de hotelaria. Nasceu em Portugal em 2019. Passados que são cinco anos da sua criação no nosso país, a Ando Living gere actualmente nove propriedades em Portugal e uma na Turquia, num total de 112 unidades de alojamento. Dentro de dias, irá inaugurar uma nova ‘House’ em Madrid com oito apartamentos, elevando o número total de unidades geridas para 120, além de estarem mais 556 em desenvolvimento. Nos próximos cinco anos, a «marca» irá abrir novas unidades noutros mercados europeus, incluindo o Reino Unido, França, Itália, Grécia e Alemanha, assumindo, assim, a liderança neste segmento de mercado, onde não existe actualmente nenhuma marca líder.

Dois empreendedores franceses, Charles Wanecq e William Tonnard, unidos pelas suas experiências de trabalho no estrangeiro, respectivamente, em Nova Iorque e Hong Kong, depressa reconheceram o potencial inexplorado mercado imobiliário português para a nova comunidade emergente de nómadas. Fundaram a LovelyStay, em 2015, e quatro anos mais tarde, a Ando Living, numa parceria com o experiente promotor imobiliário e investidor, Hakan Kodal, criando o Ando Living Group.


Duas marcas distintivas

O Ando Living Group - que inclui as marcas Ando Living e Lovely Stay detém, pois, actualmente, um total de 2.000 apartamentos na Europa – seja em operação ou em desenvolvimento - e alcançou um volume de negócios de 32 milhões de euros em 2023, o que representa um crescimento significativo face ao ano anterior (mais 94% em relação à actividade de 2022).

O grupo garantiu recentemente 67 milhões de euros de capital do Prima Europe Fund, gerido pela Stag Asset Managers, para prosseguir a sua expansão. Tem como objectivo multiplicar por seis o seu volume de negócios até 2028, aumentando o número de apartamentos para 6.000 em oito países europeus e consolidando-se como o principal grupo de hospitalidade premium na Europa.


Alfama Ando Living - Sala


Alfama Ando Living Quarto


Actualmente a operar em Lisboa, Porto e Istambul, e brevemente em Madrid, o negócio de residências ‘de marca’ Ando Living, consiste numa colecção de 700 apartamentos com serviços e clubhouses que proporcionam aos hóspedes mais selectivos um estilo de vida idêntico ao dos habitantes locais. Ao combinar apartamentos com serviços (serviced apartments) de elevado padrão em localizações prime com um conjunto de comodidades - restaurantes, bares, ginásios, piscinas e serviços de apoio personalizados - a oferta da Ando Living foi criada para promover uma atmosfera vibrante de bairro e elevar a experiência local dos hóspedes.

Os apartamentos da Ando Living estão disponíveis para arrendamentos de curta e longa duração e para compra. Para quem procura adquirir uma casa Ando Living sem intenção de nela residir permanentemente, a Ando Living assume a gestão integral da propriedade e do arrendamento.



Um mercado em rápido crescimento

A LovelyStay, por sua vez, é uma empresa de gestão de propriedades e plataforma de reservas especializada na gestão de arrendamentos turísticos para estadias de curta e média duração. Apesar de ter sido fundada há menos de 10 anos, a LovelyStay afirmou-se como a maior gestora privada de propriedades para arrendamento em Portugal, com um portefólio de mais de 1400 unidades num valor superior a 600 milhões de euros sob gestão em regime de exclusividade.

"Estamos muito satisfeitos com o desempenho excepcional alcançado em 2023. Tendo em vista o nosso objectivo para 2028 de sextuplicar as nossas receitas, continuamos empenhados em proporcionar experiências únicas aos nossos hóspedes, ao mesmo tempo que expandimos a nossa presença em novos mercados por toda a Europa", diz William Tonnard, Presidente e COO do Ando Living Group. " Vamos concentrar-nos na expansão internacional dos nossos apartamentos de marca Ando Living, que segundo as nossas estimativas geram o dobro das receitas face às propriedades ‘sem marca’. Com base nas projecções de crescimento em 65% do segmento dos serviced apartaments, que deverá atingir 49 mil milhões de dólares até 2029, este mercado deverá ser o que regista um crescimento mais rápido na indústria da hospitalidade".