CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Primeira trajectória de transição para um ecossistema do turismo resiliente, ecológico e digital

9 de fevereiro de 2022

A Comissão Europeia apresentou a primeira trajectória de transição criada em conjunto com a indústria e a sociedade civil para um ecossistema do turismo resiliente, ecológico e digital.

A  trajectória de transição para o turismo é um plano criado em conjunto com os intervenientes do ecossistema do turismo, no qual são pormenorizadas acções-chave, objectivos e condições necessárias para alcançar as transições ecológica e digital, e a resiliência do setor a longo prazo.

A Comissão convidou as partes envolvidas a participarem na sua implementação. A trajectória de transicção insta a comunidade do sector do turismo a implementar medidas em 27 domínios, nomeadamente: o investimento na circularidade de forma a diminuir o uso de energia, os resíduos, a água e a poluição, bem como a responder melhor à procura crescente do turismo sustentável; a promoção de práticas de partilha de dados que permitam novos serviços de turismo inovadores e que melhorem a gestão sustentável dos destinos; o investimento em competências de forma a assegurar a disponibilidade de mão de obra qualificada e carreiras atractivas no ecossistema. 

Na abertura das Jornadas Europeias da Indústria, onde o turismo está em destaque, o comissário do Mercado Interno, Thierry Breton, afirmou: "Apraz-me muito podermos apresentar hoje o resultado dos meses de cooperação entre todas as partes interessadas. Com esta cooperação, conseguimos apresentar uma visão comum para o turismo da UE e chegámos a acordo sobre as formas de a alcançar. Esta trajetória definirá a agenda para o turismo europeu da próxima década. Convido hoje todas as partes interessadas a aderirem ao processo de implementação conjunta".