CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Porta de Brandemburgo, Berlim, Alemanha

Portugueses visitam cada vez mais a Alemanha

7 de abril de 2019

A Alemanha recebe cada vez mais turistas, verificando-se um crescimento de 4,5% em 2018. Os portugueses seguiram a tendência e em sete anos registou-se um aumento de 70% de visitantes nacionais.

De acordo com Conselho Nacional de Turismo da Alemanha, que lançou a marca 'Destination Germany', em 2018, a Alemanha atingiu 87,7 milhões de dormidas de estrangeiros, o que significa um crescimento de 4,5% em relação ao ano anterior.

Este é o nono ano consecutivo em que registou número recorde de visitantes. Na sequência destes anos positivos, a Alemanha espera chegar aos 121,5 milhões de dormidas em 2030. 

Portugal segue esta tendência: a Alemanha tem ganho notoriedade no mercado nacional, resultando num crescimento constante nos últimos 7 anos. Das 290 mil dormidas de 2011 às 484 mil dormidas de 2018, houve um crescimento de quase 290 mil dormidas, o que representa quase 70%.

Um destino cultural e o centenário da Bauhaus

Os europeus consideram a Alemanha o destino cultural por excelência e, a nível mundial, ocupa o terceiro lugar, segundo o estudo "Nation Brands Index 2018" realizado pela Anholt GfK.

Para este 1º lugar do Top contribuem: 

  • 44 Patrimónios Mundiais da UNESCO, o que posiciona a Alemanha no terceiro lugar na Europa. 
  • Mais de 500 teatros, o que significa que a Alemanha tem uma das maiores densidades de teatros do mundo. 
  • Mais de 6.700 museus que recebem aproximadamente 15 milhões de visitantes por ano.

Este ano celebra-se ainda o Centenário da Bauhaus, a escola que revolucionou a arquitectura e o design do século XX. Nascida na cidade de Weimar em 1919, depois transferida para Dessau e, finalmente, Berlim, onde seria definitivamente encerrada pelos nazis em 1933, nos seus (apenas) 14 anos de existência, sob motes como "menos é mais", inspiraria a criação de edifícios e de objectos que hoje temos nas nossas casas. 

O centenário vai ser celebrado ao longo do ano por todo o país. Entre as muitas novidades, destaca-se a abertura, em Weimar, já a 6 de Abril, de um museu que evoca a primeira fase da mais importante escola de arte e design do século XX. O edifício, desenhado pela arquitecta alemã Heike Hanada, acolherá a mais antiga colecção de objectos, alguns dos quais expostos ao público pela primeira vez.

TOP 6 dos destinos preferidos pelos portugueses

Destaque para a Baviera, sendo Munique uma das suas maiores atracções, e a incontornável Berlim.

Seguem-se os estados:

- Renânia do Norte-Vestfália (onde se situam Colónia, Dusseldorf, Bona, Aachen); - Hesse (Frankfurt, Wiesbaden);

Baden-Württemberg (Estugarda, a exclusiva e elegante cidade termal Baden-Baden, Heidelberg, Floresta Negra e Lago Constança);

- e a Baixa Saxónia (Hanôver, Hamelin, que integra a Rota dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm, Mar do Norte, Ilhas Frísias).

Dos 16 estados federados da Alemanha, estes seis têm uma quota de 80% das dormidas de portugueses no país.

Outros destinos são cada vez mais procurados, como é o caso da cidade e estado federado de Bremen, que em 2018 registou um aumento das dormidas de portugueses de 58% face a 2017. Esta evolução tão positiva deve-se, também, às boas ligações aéreas desde Portugal, com voos de Faro, Lisboa e Porto, de Março a Outubro.

Mais informações em www.germany.travel