
Cadeia hoteleira PortoBay teve o melhor ano de sempre
O Grupo PortoBay Hotels & Resorts teve em 2018, receitas de 82 milhões de euros, atingindo o seu melhor resultado de sempre.
A informação foi prestada pelo presidente do grupo hoteleiro madeirense, António Trindade, que disse que este desempenho se traduziu ao nível de todos os indicadores financeiros, nomeadamente do resultado financeiro.
"O desempenho das unidades de Lisboa e da Madeira foi muito importante para alcançar este resultado", afirmou o responsável, acrescentando que "tendo em consideração este ambiente que já se antevia desde meados do ano passado [de desaceleração turística]", o grupo considera os resultados "como muito bons".
Segundo António Trindade, um dos factores que impediu o grupo a obter um ainda melhor resultado no ano passado foi a desvalorização do real, a moeda brasileira.
Segundo a empresa, o Grupo PortoBay Hotels & Resorts fechou 2018 com 910 mil dormidas, mais 3,5% do que em 2017, tendo operado com 12 unidades hoteleiras em Portugal e no Brasil, com 1.520 quartos distribuídos por hotéis de quatro e cinco estrelas e empregando 1.000 trabalhadores.
Só em Portugal onde o grupo conta com nove unidades - seis na ilha da Madeira, uma no Algarve e duas em Lisboa - os rendimentos operacionais foram de 71,83 milhões de euros, o que representa um crescimento de 1,6% face ao ano anterior.
O presidente do grupo sublinhou a importância da taxa de fidelização dos clientes na Madeira, "um indicador muito valorizado" pela empresa, que "atingiu mais um recorde" em 2018: alcançou-se "47,2% de hóspedes repetentes" nos seis hotéis naquela ilha.
No que diz respeito ao Algarve, após um ano recorde de 2017, a região "sofreu", refere. O hotel PortoBay Falésia registou uma ocupação anual de 82,5%, menos 3% do que o ano anterior. Os hóspedes repetentes alcançaram os 32%, subindo 4%.
Face à conjuntura que se vive, com o crescimento do número de turistas a desacelerar, e à alteração dos modelos de negócio da oferta do sector no geral, "a que é necessário uma rápida adaptação", António Trindade acredita que "os próximos dois a três anos vão ser anos de apelo à resiliência da oferta turística à escala mundial".
A PortoBay iniciou a sua actividade hoteleira com a aquisição, em 1988, do Suite Hotel Eden Mar, um 4 estrelas na ilha da Madeira. A sua mais recente unidade é o PortoBay Hotel Teatro, um 4 estrelas na cidade Invicta com 74 quartos , localizado na Rua Sá da Bandeira, a poucos passos do centro histórico. O grupo é um dos 13 candidatos à concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, um dos 33 imóveis históricos que integram o programa REVIVE, cujas candidaturas estão a ser analisadas pelo Governo (ver notícia do DI)