Porto e Norte unido com Castela e Leão para promoção conjunta do Douro-Duero
O Turismo do Porto e Norte (TPNP) e o Turismo de Castela e Leão pretendem avançar com projectos conjuntos com vista à promoção da região do Douro-Duero.
As duas entidades unem assim os esforços dos dois lados da fronteira no sentido de melhor aproveitar o grande potencial do rio Douro enquanto itinerário natural, cultural, náutico e enogastronómico de referência internacional.
Nesse sentido, o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, e a directora-geral do Turismo de Castela e Leão, Estrella Torrecilla, reuniram em Valhadolid, aproveitando a presença de ambos na INTUR – Feira Internacional de Turismo de Interior, que ali decorreu entre 21 e 24 de Novembro e onde Portugal foi país convidado.
“Foi um encontro muito importante, pois permitiu reforçar os laços existentes entre a TPNP e o Turismo de Castela e Leão, e do qual resultarão, estou certo, projectos comuns muito interessantes. Temos a ambição de criar um produto turístico, sustentado no Douro/Duero e no facto de existirem quatro Patrimónios da Humanidade entre as cidades do Porto e Salamanca”, salientou Luís Pedro Martins.
“O Douro-Duero tem, tanto no lado português como no lado espanhol, um enorme potencial turístico, pelo que esta união de esforços entre as duas entidades responsáveis pela sua promoção constitui um passo fundamental para o desenvolvimento e crescimento do turismo na região”, acrescentou.
Na reunião esteve também presente a directora da Delegação do Turismo de Portugal em Espanha, Maria de Lurdes Vale.
Durante os quatro dias do evento, estiveram representados no stand do Turismo do Porto e Norte os municípios de Bragança, Vila Real, Matosinhos, Felgueiras e Tabuaço, bem como vários parceiros privados: Fish Surf School (Matosinhos), Simply b (Porto), Sogrape Vinhos (Vila Nova de Gaia), Arouca Geoparque, Equidesafios (Terras de Bouro), Nature 4 (Arcos de Valdevez), Montes Laboreiro (Terras de Bouro) e Quinta da Terrincha (Torre de Moncorvo).
Na bolsa de contratação da INTUR – Negócios, além da TPNP, participaram os seguintes parceiros: Traçavontades Atividades Turísticas Unipessoal (Porto), Município de Matosinhos, Hotel Paço de Vitorino (Ponte de Lima), Petrus Hotel (Chaves), Naturthoughts – Turismo de Natureza (Mirandela), Equidesafios (Terras de Bouro), Fundação de Serralves (Porto), WorldTrips (Melgaço), Simply b (Porto), Project Travel & Events (Matosinhos), Douro First (Vila Real), Nature 4 (Arcos de Valdevez), Detours (Matosinhos), Luxury Douro Tours (Vila Real), Borralha Guest House (Vila Real), Grupo Água Hotels (Mondim de Basto), Solverde Casino & Hotéis (Espinho), Município de Arouca, AGA – Associação Geoparque Arouca, YourTours (Braga), Sogrape Vinhos (Vila Nova de Gaia), Quinta da Terrincha (Torre de Moncorvo) e Oporto Buggy Adventure (Paredes).