Governo está a trabalhar em novos apoios para o turismo no âmbito do Programa Valorizar
Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, anunciou que o Governo está a trabalhar num pacote de novos apoios para o sector, no sentido de requalificar a oferta e estimular a procura e que espera apresentar ainda no mês de Julho.
A informação foi divulgada hoje, pós a inauguração do projecto de valorização turística do Casal de S. Simão, em Figueiró dos Vinhos, no qual o município investiu cerca de 400 mil euros, comparticipados pelo Programa Valorizar, e que incluiu a construção de um miradouro, passadiços em madeira e requalificação de um antigo caminho ancestral.
A Secretária de Estado referiu que este projecto, integrado na Aldeia de Xisto de Casal de São Simão, é "um exemplo emblemático de sinergias e estruturação da oferta turística" ao longo do território.
Referiu também que "o turismo tem de ter uma extrema preocupação em apoiar projectos sinérgicos, que resultem de várias vontades, mas que conseguem materializar-se num único desejo".
"Estamos continuamente preocupados em melhorar a reestruturação da nossa oferta, de estimular a procura, mas a procura só vem se tivermos uma excelente oferta, requalificando-a de forma transversal e alinhando várias vontades", frisou Rita Marques.
Para a Secretária de Estado, "é muito importante ter projectos âncora, que têm de estar interligados de forma a construir uma narrativa comum, que é um desiderato que existe para manter uma certa permanência do turista nas diversas regiões e em Portugal como um todo".
"O Programa Valorizar é um instrumento que é usado justamente para esse fim, promovendo estratégias de eficiência colectiva e projectos que possam marcar a diferença por serem sinérgicos"», disse ainda.
Rita Marques disse também que o Governo está a trabalhar num pacote de novos apoios para o setor, no sentido de requalificar a oferta e estimular a procura. "Os regulamentos estão a ser trabalhados e o objectivo é o de que possam ser conhecidos ainda no mês de Julho", acrescentou.