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Turismo

 

Diversificação de mercados, sustentabilidade e transição digital na promoção externa do Algarve

20 de dezembro de 2021

As prioridades para a nova Direção da Associação Turismo do Algarve (ATA) estão temas como a diversificação de mercados, o crescimento sustentável, a aposta na transição digital e a qualificação de recursos humanos no sector do turismo.

No seu discurso, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), agora reconduzido para um segundo mandato à frente da ATA, explicou que, não se tratando de objectivos novos, a pandemia veio acentuar a necessidade de reforçar estas linhas de ação que já vinham a orientar os planos de promoção e de desenvolvimento turís co da região.

Definindo a retoma do tráfego aéreo no espaço europeu como primeira meta a alcançar, a estratégia da nova Direção passa por continuar a apostar na diversificação de mercados, de modo a assegurar um crescimento do turismo da região mais sustentável e menos dependente do Reino Unido – o seu principal mercado. Ainda assim, o Algarve não pretende abrir mão da ligação privilegiada que tem com este mercado, razão pela qual irá ser trabalhada uma requalificação dessa relação, para que a região continue a ser vista pelos turistas britânicos como um destino competitivo e diferenciador no contexto pós-Brexit e pós-pandemia. 

Outro dos propósitos da nova direção da ATA é o de continuar a promover um crescimento turístico do destino, em qualidade e de forma sustentável, com uma melhoria de desempenho que não se traduza apenas em termos económicos, mas também sociais, ambientais e territoriais. Neste contexto, foram apresentados como principais desafios a necessidade de estruturar uma oferta cada vez mais sustentável, de qualificar os agentes do sector neste âmbito e de promover uma maior divulgação deste tipo de atividade turísticas. 

A qualificação de profissionais no sector do turismo é mais um dos desafios que serão tidos em conta no novo mandato. Nas palavras de João Fernandes, as soluções passam, não só por continuar a investir na formação de recursos humanos, mas também por promover condições para a fixação de trabalhadores na região, de forma permanente ou temporária, e por tornar os fluxos sazonais mais apelativos, com políticas de habitação condignas e facilidades de mobilidade e de acesso a serviços, capazes de cativar e de motivar as pessoas a escolher vir trabalhar para o Algarve. 

Em linha com as principais tendências de mercado e com os novos comportamentos dos viajantes, a nova estratégia vai também reflectir a necessidade de reinvenção e de aposta na transição digital, que será materializada numa presença ainda mais robusta do destino em diversas plataformas digitais. O objectivo é que a presença do Algarve no online não fique apenas restrita à possibilidade de promover a sua oferta turística numa montra global, mas que seja trabalhada e potenciada de forma a dar resposta a uma procura mais direcionada, a permitir a identificação de novas oportunidades de negócios, a possibilitar a organização e estruturação de novas ofertas, e a alcançar novos mercados e segmentos.