Convento do Seixo Boutique hotel, o primeiro cinco estrelas do Fundão
Num investimento de três milhões de euros para reabilitar o antigo Convento de Santo António, também conhecido como Ermida de Nossa Senhora do Seixo, surgiu o Convento do Seixo Boutique hotel, o primeiro de cinco estrelas no Fundão do distrito de Castelo Branco.
A nova unidade hoteleira apresenta 16 quartos, quatro suites e quatro villas exteriores. Possui duas piscinas, um spa, sala de reuniões, restaurante e um espaço para eventos com capacidade para receber 60 pessoas.
O grupo Origens é proprietário do edifício e já tinha reabilitado o Cerca Design House, aberto em meados de Março de 2015, na aldeia de Chãos, também no concelho do Fundão, na sequência de uma reabilitação de um antigo solar do séc. XVIII. A administração está a cargo de Marta Rafael que tem a ambição de tornar o Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa num projecto de referência nacional.
Este hotel boutique junta lazer, gastronomia e vinhos, negócios, natureza, cultura, saúde e bem-estar e claro, mais de 300 anos de história.
A entrada para a recepção do hotel é feita através da galilé da antiga igreja, corpo do edifício mais nobre e emblemático. Nesta sala com cerca de 130m2 esta instalado uma das inovadoras propostas que este hotel encerra. Uma projecção de vídeo mapping "pinta" todo o tecto em abobada de berço desta sala, criando ambientes diferenciados todos os dias e que a iluminação das zonas comuns do hotel acompanha. A entrada para a recepção do hotel é feita através da galilé da antiga igreja, corpo do edifício mais nobre e emblemático.
O Claustro do antigo convento é ponto de passagem obrigatório para o corpo do edifício onde estão os quartos, as antigas celas dos monges.
Na zona das antigas oficinas, numa área com aproximadamente 150m2, encontra-se o espaço de wellness e spa. Neste espaço existem duas salas para tratamentos e massagens, uma piscina com circuito de águas e jacuzzi e duas propostas diferenciadoras de terapia pelo sal, um flutuário e uma sala de haloterapia.
Nas quatro suites, com áreas médias de 40m2, que residem outras das inovações desta unidade hoteleira. O conceito de suite spa é aplicado a três destas unidades de alojamento, estando três delas dotadas de uma grande banheira de imersão. Destaque também para uma Suite King Superior - Tech Suite, equipada com televisor SMART TV LED de 55" com acesso à internet e capacidade para videoconferência e de ligação do smartphone do hóspede, tablet para aceder a conteúdos, playstation, coluna multiroom.
No exterior um corpo novo, integrado na paisagem e na arquitectura do antigo convento oferece quatro villas.
De realçar ainda o Restaurante Pecado. No Pecado privilegia-se os produtos sazonais e da região. A gastronomia da região é a inspiração, mas interpretada com enorme contemporaneidade. O chef consultor Hugo Nascimento e o chef residente Eduardo Martins trazem uma cozinha prática, regional, sustentável e autêntica.
Este projecto de reabilitação permitiu reconstruir e reconverter um edifício de arquitectura religiosa em vias de classificação que data de 1577 e que sofreu alterações consecutivas até ao seu abandono e consequente ruína em 1923 (ano em que foi vendido o retábulo em talha para a igreja Matriz da aldeia de Partida) numa unidade de hotelaria de cinco estrelas. A primeira do distrito de Castelo Branco.
O desfrute da Serra da Gardunha
O Parque do Convento no qual está inserido o hotel convida à descoberta e à aventura. Neste reduto da natureza em plena encosta da Serra da Gardunha estão disponíveis uma serie de actividades de aventura e lazer. Destacam-se: o Centro de BTT, com duas pistas de BTT no Parque e as respectivas informações para as restantes rotas, tendo, algumas delas, início no Parque, o concelho do Fundão tem mais de 350 kms marcados para BTT e 150 kms de trilhos pedestres; uma parede de escalada, com 8 vias; dois circuitos de arvorismo, um infantil e outro destinado a adultos; um circuito de manutenção; três Parques Infantis e um Parque de Merendas.