
Paula Machado, Rita Montez e Paulo Brehm - Travelife
Travelife reforça presença em Portugal para certificar o turismo sustentável
Mais de 150 agências e operadores turísticos já estão registadas na Travelife Portugal, cuja missão é certificar a a sustentabilidade no sector da distribuição turística.
A Travelife nasceu nos Países Baixos há 15 anos e agora marca presença em Portugal com uma delegação própria. A estrutura da Travelife Portugal conta para já com a equipa formada por Paula Machado, Rita Montez e Paulo Brehm, estando já a ser ponderada a contratação de mais elementos para reforçar a operação nacional.
Como explica Paulo Brehm, recém-nomeado Country Manager da Travelife Portugal, "o que nos move é a sustentabilidade no sector da distribuição turística. E com este modelo de presença em Portugal conseguimos adaptar-nos mais facilmente a cada contexto".
Esta certificação é a única criada especificamente para o sector da distribuição turística, com critérios pensados para a realidade das agências e operadores. É também a mais utilizada a nível europeu, presente em 139 países e com cerca de 15.000 membros.
"Actualmente, contamos com cerca de 15.000 agências de viagens e operadores turísticos como membros, espalhados por 139 países em todo o mundo. Só em Portugal já temos mais de uma centena e meia de agências e operadores registados, e cerca de sessenta já conquistaram o selo. São processos exigentes e rigorosos, mas mesmo o nível Partner já equivale a muitas outras certificações", salienta Paula Machado.
Também Rita Montez destaca a relevância da Travelife para o mercado português: "Em Portugal, já contamos com empresas de referência em todo o ecossistema: operadores como a Lusanova, a Solférias, a Soltrópico, a Ego Travel, a Exótico, o Clube Viajar ou a Pinto Lopes; agências como a Oasis, a Osiris, a Optimatours ou a Gecontur, master franchise da Bestravel, que anunciou estar em curso um projecto com a Travelife para certificar toda a sua rede de agências; no segmento corporate, empresas como a Atlântida, a Alive, a Cosmos e a Wide; e no incoming, DMCs como a Portimar, a PMA, a Compasso, a Luísa Todi e a In Tous. Quando operadores e agências partilham a mesma certificação, o processo torna-se mais fácil para todos. Falam a mesma linguagem, utilizam os mesmos referenciais e isso simplifica muito a relação".
Como referido, até ao momento, já estão registadas na Travelife em Portugal mais de 150 agências e operadores turísticos. "Temos um objectivo claro: queremos certificar todas as agências de viagens. Sabemos que é um caminho gradual, mas queremos que nenhuma fique para trás nesta transição", acrescenta Paulo Brehm.
A Travelife já apoiou mais de 600 empresas europeias através do projecto Sustour — entre as quais cerca de 60 em Portugal — e mais recentemente integrou o grupo de trabalho para a estratégia de sustentabilidade 2030 do Governo da Tailândia. Em Portugal, a certificação tem mantido contactos com o Turismo de Portugal e está a negociar acordos de cooperação com várias entidades do sector.