CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

World Trade Center (WTC)

Sebrae instala-se no World Trade Center Lisboa para apoiar pequenos negócios brasileiros no mercado Europeu

3 de novembro de 2022

O Sebrae, instituição correspondente à Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) no Brasil, aposta no intercâmbio com Portugal e assina parceria com o referido Instituto em Portugal, instalando-se World Trade Center Lisboa (WTC).

Trata-se de um espaço criado com o propósito de desenvolver negócios por todo o mundo, o qual o Sebrae irá ter como referência para apoiar os pequenos negócios em Portugal.

O Sebrae elaborou uma estratégia de actuação com foco em Portugal, que visa estimular a inserção das micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional, em sinergia com o propósito de disseminar a cultura empreendedora com empresas competitivas e sustentáveis, fomentando um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios.

A partir de hoje, dia 3 de Novembro, o Sebrae estará no WTC, em Lisboa, com o propósito de integrar comités estratégicos e acções de matchmaking, tendo as startups brasileiras, a partir dessa data, um espaço integrado num ambiente que fomenta oportunidades de comércio e investimento para empresas que procuram ligar-se globalmente.

Na opinião de Vasco Fonseca, COO do FVC Group, responsável pela construção e promoção do WTC, “é com grande orgulho que recebemos no nosso espaço, o primeiro escritório do Sebrae em Portugal. É com total sentido de responsabilidade que acolhemos uma instituição tão estratégica no Brasil, na expectativa que o WTC seja uma via para a realização da sua estratégia de internacionalização. O Sebrae junta-se agora a nós e vem reforçar o modelo inteligente e colaborativo que o nosso hub empresarial oferece”.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a aposta da instituição no potencial da cooperação Brasil X Portugal se materializa também através da parceria com o WTC. “Portugal é um ecossistema vibrante, com vocação para o empreendedorismo e para a inovação. Junto ao WTC, vamos aproximar as empresas brasileiras dos maiores players do mundo, oferecendo um ambiente propício e suporte técnico à expansão desses negócios para que, de fato, a internacionalização seja bem-sucedida”.

Desde 2018, Portugal tornou-se um país prioritário para a estratégia de acções internacionais do Sebrae, através do programa StartOut Brasil. Em 2021, ainda no contexto de pandemia da Covid-19, 15 startups brasileiras movimentaram 498.158 de dólares em negócios em Lisboa. Estes resultados confirmam que as startups olham para Portugal como um mercado estratégico para a expansão na Europa.

O WTC contempla 320 unidades, em 92 países. Em Portugal, conta com uma área total de 70 000 m2 divididos em áreas de escritórios, retalho e espaços verdes e ao ar livre, foi pensado para receber novos conceitos de negócio, favorecendo um lifestyle flexível, adaptável e evolutivo, focado no empreendedorismo, nas novas ideias, na sustentabilidade e no bem-estar.