Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Salinas Park

Salinas Park

Promotora belga Mitiska REIM inicia obra do Salinas Park no antigo centro de distribuição da Nestlé

28 de abril de 2023

A promotora e gestora imobiliária belga, Mitiska REIM arranca com o seu mais recente projecto em Alverca do Ribatejo, designado por Salinas Park. O empreendimento de 22,800 m² é composto por duas componentes: por um lado, um retail park, com uma área bruta locável (ABL) de aproximadamente 12.000 m² (100% ocupado) que inclui 351 lugares de estacionamento e mais de 5.000 m² de novos espaços verdes. Fazem parte dos novos operadores a Mercadona, Hôma, JYSK, Kiabi, entre outras novas marcas na região. Por outro lado, o projecto inclui também um parque de pequenas e médias empresas (PME) com cerca de 10.800 m², constituído por 57 unidades PME com áreas a partir dos 150 m² e somando um total de 139 lugares de estacionamento.

O  Salinas Park conta com a colaboração da Work3 Engenharia e Consultoria (especialidades e fiscalização), MaisR Arquitetos (arquitetura), Telhabel (construção) e CBRE (retail advisory).

O projecto localiza-se no antigo centro de distribuição da Nestlé, num terreno industrial com 50.000 m², dando lugar a um ‘novo quarteirão’ que receberá brevemente novos retalhistas e um novo complexo de pequenos armazéns que virá a acomodar PME’s e startups locais.


Parque PMEs

A primeira fase começará pela remodelação e expansão da nave existente, tendo como finalidade a implantação de um novo retail park com nove lojas, que somam cerca de 12.000 m² de ABL, integrando marcas no setor da moda, decoração, um supermercado, um drive-thru, entre outros, oferecendo um total de 351 lugares de estacionamento gratuitos e criando mais de 230 postos de trabalho, novas zonas verdes, ciclovias e novos percursos pedestres de ligação às escolas e à estação de comboio. Na segunda fase do projeto prevê-se a construção de um parque para pequenas e médias empresas com cerca de 10.800 m², constituído por armazéns com áreas a começar nos 150 m², destinados à venda, que beneficiam dos ótimos acessos, dos serviços e comodidades do retail park e de uma excelente visibilidade. Será o local ideal para entidades locais que procurem novas e melhores instalações na zona de Vila Franca de Xira, servindo vários usos e finalidades. A abertura deste novo retail park (fase 1 do projeto) está prevista para o final de 2023 e o parque de PME’s (fase 2) para a segunda metade do próximo ano. A Mitiska REIM tem vindo a promover projetos semelhantes pela Europa, sendo que esta componente mista, de retail park com uma componente de indústria ligeira (light industrial), permite aos operadores e consumidores locais/regionais tirarem proveito dos serviços complementares que um retail park oferece, criando naturalmente uma nova centralidade e um novo hub económico para a comunidade.

Enzo Guidez, Country Manager da Mitiska REIM, acrescenta: “Trata-se de um excelente projeto de revitalização de um centro urbano, com a conversão de um antigo terreno industrial, localizado mesmo no centro da cidade, num moderno retail park e num novo centro de armazéns e serviços que irá acolher PME’s e startups locais. Este projeto, para além de fixar o consumo e criar novos empregos irá criar uma nova dinâmica nesta zona da cidade”.

O trabalho de reconversão deste antigo armazém tem pela frente sete meses de obra para cumprir com o planeamento da primeira fase da empreitada, sendo por isso um enorme desafio para todas as partes envolvidas, em particular para a Work3 enquanto gestora do projecto. “Este tipo de projetos, onde o prazo é essencial para a concretização dos processos com sucesso, acabam por ser dos mais aliciantes”, acrescenta Sandra Caldas, CEO Work3 Consultoria e Engenharia, responsável pelos projetos de engenharia, gestão e fiscalização da Empreitada.