CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Presidente da Câmara de Paris foi a vencedora do Prémio ULI 2023 para Visionários em Desenvolvimento Urbano

18 de dezembro de 2023

O Urban Land Institute (ULI) seleccionou a «Maire» de Paris, a socialista Anne Hidalgo, como ganhadora do Prémio ULI 2023 para Visionários em Desenvolvimento Urbano.

O prémio e a homenagem têm o maior significado, já que  a distinção é das “mais prestigiadas e respeitadas na comunidade global de uso e desenvolvimento da terra” e porque a ULI é uma das grandes referências mundiais no sector. O Urban Land Institute é um instituto de educação e pesquisa sem fins lucrativos apoiado por seus membros. A sua missão é moldar o futuro do ambiente construído para um impacto transformador nas comunidades em todo o mundo. Fundado em 1936, o instituto tem mais de 48.000 membros em todo o mundo, representando todos os aspectos das disciplinas de uso e desenvolvimento da terra.

Segundo o júri que lhe atribuiu o prémio, "A liderança da autarca  Anne Hidalgo ao longo de duas décadas de serviço público não apenas tornou Paris uma cidade mais saudável, mais inclusiva e mais habitável hoje, mas também transformou a forma como outras cidades pensam sobre as possibilidades de amanhã".


©Henri-Garat-Ville-de-Paris


Todos os anos, o Prémio ULI reconhece um indivíduo que tenha feito uma contribuição distinta para a construção de comunidades a nível global, que tenha estabelecido padrões visionários de excelência no uso do solo e no campo do desenvolvimento, e cujo compromisso em criar o ambiente construído da mais alta qualidade levou ao melhoria da sociedade.

Hidalgo, a primeira mulher «maire» de Paris, é a quarta presidente de câmra do mundo a ser nomeada laureada com o Prémio ULI. Ela é premiad por “promover políticas transformadoras e ambiciosas que fizeram de Paris uma cidade socialmente mista, com 25% de habitação a preços acessíveis, e reduziu as emissões de carbono em 40% em dez anos. As iniciativas de Hidalgo são agora um modelo para outras comunidades ao redor do mundo, e ela foi nomeada entre as 100 pessoas mais influentes da revista Time em 2020”.


Pont des Arts - Paris - foto de Benh Liei Song Wikimedia


O Prémio ULI concede 100.000 dólares ao vencedor. Anne Hidalgo receberá este prémio em nome da cidade e de organizações sem fins lucrativos que ajudam pessoas necessitadas.

“Estou profundamente honrada em receber este reconhecimento do Urban Land Institute”, disse Hidalgo. “Quando fui eleita presidente de câmara pela primeira vez em 2014, trabalhei para criar uma visão para Paris, bem como políticas específicas que trariam benefícios generalizados para todos os parisienses.

“Trabalhando com um grupo diversificado de especialistas dos sectores público e privado, bem como com residentes engajados de Paris, conseguimos criar uma cidade que traduz esta visão em realidade. Juntos, defendemos iniciativas para melhorar a capacidade de caminhar, diminuir a dependência de automóveis e fortalecer o nosso compromisso de promover comunidades sustentáveis dentro e fora dos limites da cidade. Este reconhecimento serve como um testemunho dos esforços colectivos que impulsionaram Paris em direcção a uma paisagem urbana mais inclusiva, resiliente e sustentável.”