Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Bandeira portuguesa - Freepik

Bandeira portuguesa - Freepik

Portugal efectua reembolso antecipado de 2,5 mil milhões ao Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira

23 de dezembro de 2025

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública de Portugal reembolsou esta segunda-feira 2,5 mil milhões de euros da sua dívida ao Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF) - o instrumento da União Europeia (UE), gerido pela Comissão Europeia, e que presta assistência financeira a qualquer país da UE em situação de graves dificuldades financeiras.

O reembolso diz respeito ao programa de assistência financeira a Portugal entre 2011 e 2014. Ao abrigo desse programa, Portugal recebeu 24,3 mil milhões de euros em empréstimos do MEEF, juntamente com financiamento do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira e do Fundo Monetário Internacional. Na sequência de um reembolso anterior de 2 mil milhões de euros em 2019, continuam por liquidar 19,8 mil milhões de euros de empréstimos do MEEF.

O reembolso foi efectuado em numerário e cobre integralmente as responsabilidades correspondentes da Comissão Europeia, assegurando o cumprimento de todas as obrigações financeiras pertinentes. Os fundos recebidos serão integrados na reserva de financiamento da Comissão Europeia, no âmbito da estratégia de financiamento diversificada e podem ser utilizados para apoiar outros programas de assistência financeira, conforme necessário.

A operação não afeta as obrigações emitidas para financiar desembolsos de empréstimos do MEEF, que permanecerão por liquidar até ao seu vencimento previsto.