
Montepino obtém certificação LEED Platinum para maior complexo logístico de Portugal
A Montepino, promotora de investimento imobiliário logístico da Valfondo e do Bankinter Investment, obteve a certificação internacional LEED Platinum para o maior complexo logístico construído em Portugal, localizado em Castanheira do Ribatejo.
Desenvolvido para a Leroy Merlin, este é o único activo logístico no país com esta distinção de sustentabilidade e eficiência energética.
Com 108.500 m² de área bruta e um investimento superior a 120 milhões de euros, o projecto situa-se na Plataforma Logística de Castanheira do Ribatejo, numa localização estratégica com ligação directa às autoestradas A1 e A10. A área concentra mais de 68% do parque logístico da Grande Lisboa e 80% do total nacional.
O edifício destaca-se pelo uso de painéis solares, que cobrem até 66% do consumo anual, sistemas de retenção de águas pluviais, coberturas reflectoras que reduzem o efeito de ilha de calor e uma poupança estimada de 55,5% em consumo de água e 80% em custos energéticos.
O complexo inclui ainda os novos escritórios da Montepino em Portugal, construídos com estruturas de madeira, sistemas fotovoltaicos e conceito de biofilia, com a possibilidade de relocalização, reforçando o foco sustentável do projecto.
"A certificação LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design) é o nível mais alto de uma certificação internacional atribuída pelo U.S. Green Building Council (USGBC)"
Segundo Ben Alogo, director de Desenvolvimento Internacional da Valfondo, “este projecto reforça a liderança da Montepino no sector logístico ibérico e demonstra a capacidade da Valfondo em promover soluções inovadoras e sustentáveis em localizações chave”.
A certificação LEED Platinum consolida a presença da Montepino no mercado português e reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento de infraestruturas logísticas de excelência e baixo impacto ambiental.
A certificação LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design) é o nível mais alto de uma certificação internacional atribuída pelo U.S. Green Building Council (USGBC) a edifícios que cumprem os mais rigorosos padrões de sustentabilidade ambiental, eficiência energética e qualidade do ambiente construído.