Miradouro do Zebro, projectado por Siza Vieira
O Miradouro do Zebro, situado na Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, no concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, foi requalificado com projecto do arquitecto Siza Vieira e inaugurado no passado dia 25 de Abril.
Composto por uma plataforma de planta circular, de 15 metros de diâmetro, fixada na rocha, com vista panorâmica, instalada a 30 metros do solo e a 150 metros desde o fundo do vale, dele podemos desfrutar de uma paisagem deslumbrante de tirar a respiração.
Implantado sobre maciço rochoso na Serra do Moradal, à margem da ER 238, o miradouro domina o extenso vale percorrido pelo rio Zêzere. A construção foi totalmente realizada em betão armado aparente.
A estrutura circular aparece suspensa sobre a paisagem e dispõe de dois óculos preenchidos por placas de vidro completamente seguras.
Segundo o sítio do concelho de Oleiros “Daqui observa-se a complexidade da crista do Muradal em três alinhamentos quartzíticos. Este é o ponto mais alto da escarpa, como marco a assinalar os 888m de altura. Zebro era uma espécie de cavalo selvagem que viveu na Península Ibérica até ao século XVI [...] descrito como um animal parecido com o asno doméstico, mas mais alto e mais forte, muito veloz, com mau temperamento e com pelo riscado de cinzento e branco no dorso e nas patas.
Se passar por Oleiros, não deixe de visitar esta emblemática obra que se insere numa não menos emblemática paisagem...
Arquitectos: Álvaro Siza Vieira
Fotografias:Daniel Sousa
Construção: Eliseu e Farinha – Sociedade de Construções, Lda
Cliente: Câmara Municipal de Oleiros