
Foto MIPIM
MIPIM 2025 arrancou esta terça-feira com forte representação portuguesa
Uma grande comitiva nacional, liderada pelos stands da Região Lisboa e Greater Porto, marca presença na maior e mais relevante feira do sector imobiliário mundial.
O MIPIM 2025, a maior feira e mais internacionalizada feira do imobiliário no continente europeu, arrancou esta terça-feira em Cannes, França, reunindo investidores, promotores e agentes do mercado imobiliário internacional. O evento, que decorrerá até 14 de março no Palais des Festivals, contará com mais de 20.000 participantes de 90 países e abordará os principais desafios do sector, como a sustentabilidade, a digitalização e a evolução do mercado de investimento.
Portugal estará em força no evento, com uma comitiva alargada liderada pelo Stand Região Lisboa e pelo Stand Greater Porto, aos quais se juntam este ano os stands dos Municípios do Médio Tejo e do Município do Fundão.
O Grupo Iberinmo associa-se ao stand da Região Lisboa para dinamizar uma agenda mobilizadora, criando um espaço de promoção conjunta que incluirá os municípios de Lisboa, Almada, Loures e Vila Franca de Xira, bem como entidades como a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) e mais de 25 empresas do sector, entre as quais a Fidelidade, Habitat Invest, Krest, Vanguard Properties, VIC e VOGUE Homes.
«Este evento reúne os principais players internacionais, permitindo às regiões promover projetos, captar investimento e acompanhar a evolução do mercado imobiliário», sublinha Joana Almeida, vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa. O stand de Lisboa destacar-se-á pela sua agenda dinâmica, com actividades que prometem atrair um grande número de visitantes internacionais, com palestras em que são convidadas as capitais ibéricas – Madrid, Barcelona e Porto – abordando as tendências e desafios do sector.
«A presença de empresas e promotores no stand reforçará a capacidade da região para atrair investimento e aumentar a sua projecção no panorama imobiliário internacional», acrescenta Joana Almeida.
Ao longo da semana, decorrerão várias Investor Talks e City Meetings, e, no final de cada dia, haverá um momento dedicado ao networking, acompanhado por uma seleção dos melhores vinhos portugueses – um formato descontraído para fomentar contactos entre autoridades locais e os principais agentes do sector imobiliário.
Ponto alto do evento, que anualmente se realiza na cosmopolita cidade de Cannes, é a atribuição dos Prémios MIPIM. Na edição deste ano, o Júri do Prémio MIPIM seleccionou 39 finalistas em 10 categorias que representam os projetos mais destacados do sector imobiliário.
Aliás, a edição do MIPIM 2025 não poderia arrancar da melhor maneira; com uma interessante palestra proferida por Mário Draghi, banqueiro, político, economista italiano e ex-primeiro-ministro do seu país, presidente do Banco da Itália de 2006 a 2011 e presidente do Banco Central Europeu de 2011 a 2019. Autor de um recente e importante relatório sobre o futuro da competitividade europeia, que apresenta recomendações claras sobre a forma como a Europa pode impulsionar o seu crescimento económico.