Londres: Casa de Winston Churchill pode ser comprada por 23,5 milhões de euros
Em bom rigor temos que dizer que a propriedade que está à venda pela reputada empresa de mediação Knight Frank é apenas metade da mansão onde Churchill vivia na capital britânica. A propriedade em venda corresponde ao nº 27 da Hyde Park Gate, no bairro londrino de Kensington. Churchill comprou-a em 1946 e juntou-a à sua onde residia, no n.º 28. Após a sua morte, em 1965, os dois fogos voltaram a ser separados.
Mas não se pense que o «acrescento» que o histórico político conservador britânico e primeiro-ministro durante a II Guerra Mundial adquiriu em 1946, quando os conservadores perderam a governação para os trabalhistas, e ele teve que abandonar a residência oficial de 10 Downing Street, é pequena. Não. A residência tem mais de 530 m2 de área construída, sete quartos, 200 m2 de jardim e um preço de venda que pode impressionar: 19,5 milhões de libras esterlinas.
Segundo recorda o Le Figaro Immobilier, “No entanto, este preço é muito superior às 7.000 libras (o equivalente a pouco menos de 300.000 euros) que Winston Churchill pagou em 1946, pouco depois da sua derrota nas eleições de 1945, para comprar esta casa contígua à sua, no número 28. Começou por utilizá-la como escritório, antes de juntar os dois edifícios numa vasta casa senhorial. Foi no rés do chão desta casa que, aparentemente, instalou um quarto para a sua convalescença, depois de ter partido o colo do fémur durante as férias em Monte Carlo, em 1962”. E também terá sido aqui que ele preparou o seu regresso às redeas do poder britânico quando os conservadores voltaram a recuperar o poder em 1951.
A publicação francesa especializada em imobiliário dá pormenores sobre a organização da casa. Vejamos: Distribuído por 4 pisos, este imóvel, situado "numa rua sem saída tranquila e prestigiada ”. Possui uma sala de recepção com pé-direito duplo, com uma biblioteca e um salão ao nível do rés-do-chão. A cozinha do chefe e a sala de pequeno-almoço encontram-se no piso inferior, assim como a sala de jantar formal, sem esquecer o ginásio. Os seis quartos ocupam os dois pisos superiores, incluindo a suite principal com terraço”.
Uma casa fantástica, num local de excelência, a dois passos do Royal Albert Hall e do Hyde Park.