CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Lisboa

Lisboa é a cidade do sul da Europa onde é mais caro comprar casa

22 de março de 2023

Lisboa, Milão e Madrid foram as cidades europeiras onde foram registados preços das casas recorde em 2023 mas a capital portuguesa é a cidade do sul da Europa onde é mais caro comprar, a única que superou os 5.000 euros/m2. Já o Porto foi a cidade que mais subiu (6,9%), revela um estudo do portal idealista.

O estudo indica que os mercados residenciais de Espanha, Itália e Portugal continuam a ficar mais dispendiosos, mas sem subidas dos preços das casas a grande velocidade como se observaram nos últimos anos no Reino Unido, Suécia, Dinamarca ou na Holanda. Mesmo assim, a evolução moderada dos preços foi suficiente para que algumas das suas principais cidades registassem preços recorde, tal como revelam os dados do índice de preços idealista para cada um dos três países.

Lisboa e Madrid viram os preços das casas à venda a atingir máximos históricos na série do idealista em fevereiro de 2023. Na capital portuguesa, comprar casa custou, em termos medianos, 5.178 euros/m2 nesse mês. E na capital espanhola adquirir uma habitação passou a custar 3.995 euros/m2 em Fevereiro, o maior valor de sempre, de acordo com os mesmos dados.

Também Milão (Itália) e o Porto atingiram o pico dos preços em 2023, embora tenha sido no mês anterior. Portanto, o maior preço das casas à venda alguma vez verificado nesta cidade italiana foi de 4.971 euros/m2 em janeiro de 2023. E na cidade Invicta foi de 3.276 euros/m2. Hoje, os preços estão ligeiramente inferiores em ambas as cidades.

Já em Barcelona, o valor recorde dos preços das casas à venda foi atingido em setembro de 2018, de 4.279 euros/m2, revelam os mesmos dados. Hoje, as casas nesta cidade espanhola estão 5,1% mais baratas face ao preço máximo. É preciso recuar ainda mais no tempo para detetar o maior preço das casas registado em Roma: foi em maio de 2012 que foi observado o valor recorde de 4.253 euros/m2. De lá para cá, os preços caíram 29,6% na capital italiana.


Fonte: idealista Criado com Datawrapper


Lisboa é a cidade do sul da Europa onde é mais caro comprar casa

Os dados do idealista relativos a Fevereiro de 2023 não deixam margem para dúvidas: Lisboa é mesmo a cidade do sul da Europa onde é mais caro comprar casa. E foi também a única cidade das seis analisadas a superar a fasquia dos 5.000 euros/m2.

Logo a seguir está Milão, onde comprar casa custou 4.953 euros/m2 em fevereiro. Em terceiro lugar está Barcelona (4.059 euros/m2), em quarto Madrid (3.995 euros/m2) e nas últimas posições estão o Porto (3.273 euros/m2) e Roma (2.995 euros/m2), revelam os dados do idealista.

Observa-se ainda que os preços das casas para comprar subiram nas seis cidades do sul da Europa em fevereiro de 2023, mas a ritmos bem diferentes. As maiores subidas homólogas dos preços foram registadas no Porto (6,9%), Milão (6,5%) e Madrid (6,1%). Seguem-se Barcelona (3,3%) e Lisboa (2,3%), enquanto em Roma os preços ficaram praticamente estáveis (0,2%).

As casas continuam a ficar mais caras nestas cidades, porque continua a haver baixa oferta de habitações para a alta procura que se faz sentir. É isso mesmo que revelam os dados do idealista relativos à reta final de 2022: a oferta de casas à venda caiu nas seis cidades analisadas. Enquanto o Porto (-38%) e Lisboa (-31%) registaram uma quebra expressiva de stocks no último trimestre de 2022 face ao mesmo período do ano anterior, Roma reduziu a oferta de casas em 13% entre os estes dois momentos. Já Milão (-8%), Barcelona (-6%) e Madrid (-2%) sentiram uma redução da oferta de casas à venda no mercado bem mais moderada no mesmo período, revelam os dados.