José Covas da Aura REE Portugal é o primeiro português no Conselho de Revisão de Normas do IVSC
Pela primeira vez um português está representado no comité internacional do IVSC - International Valuation Standards Council. Além de José Covas, os novos membros do conselho são Matt Clarke (Director Executivo, Stout, Estados Unidos), Susann Ihlau (Director Executivo, Mazars, Alemanha), e Sandra Mossios (Partner, EY, Reino Unido).
Os membros escolhidos assumirão as suas funções no SRB a partir de 1 de Abril de 2023, num mandato inicial de três anos.
O SRB é responsável pela supervisão do trabalho de todos os conselhos técnicos do IVSC e é amplamente considerado como uma autoridade líder no desenvolvimento e promulgação de Normas Internacionais de Avaliação (IVS), que são utilizadas em mais de 100 países.
Os quatro novos membros acrescentam riqueza de conhecimentos e experiência em várias áreas, incluindo o imobiliário, as finanças e a contabilidade. Desempenharão um papel fundamental para assegurar que as IVS permaneçam relevantes e atualizadas num ambiente de mercado em rápida mutação.
De acordo com José Covas, Managing Partner & Head of Portugal na Aura REE, "o mundo imobiliário enfrenta constantemente um número significativo de desafios e oportunidades. As Normas Internacionais de Avaliação (IVS) trazem consistência e ajudam os profissionais de avaliação a assegurar confiança e transparência. É para mim uma honra ser nomeado para o IVSC Standards Review Board, trazendo a visão e a incrível energia de pequenos países como Portugal para a profissão de avaliação global".
Para Susan DuRoss, Presidente do Conselho de Revisão das Normas do IVSC, "estamos entusiasmados por acolher estes especialistas de renome internacional na SRB. A sua nomeação reforçará ainda mais a capacidade do conselho para fornecer uma supervisão robusta e independente do trabalho técnico do IVSC, e para assegurar que o IVS continue a estabelecer a referência para a prática da avaliação em todo o mundo".
Segundo Matt Clarke, Director Executivo, Stout, Estados Unidos, "desde o início, o IVSC tem trabalhado para trazer maior consistência, transparência, e confiança nas avaliações em que confiam os reguladores, investidores, e utilizadores de todos os tipos. Ao longo da minha carreira de avaliação, tenho procurado fazer o mesmo e é uma grande honra ser nomeado para o IVSC Standards Review Board. Estou ansioso por trabalhar com os meus colegas membros do Conselho em todo o IVSC".
Susann Ihlau, Director Executivo, Mazars, Alemanha, sublinha que os "padrões internacionais de avaliação resilientes são fundamentais para o funcionamento global dos mercados de capitais. Na Alemanha, temos muitos anos de experiência no estabelecimento de normas de avaliação comuns tanto para a contabilidade como para os aspectos fiscais e jurídicos. Orgulho-me de poder contribuir com esta experiência a nível internacional e de estar envolvido no futuro desenvolvimento de normas de avaliação globalmente acordadas".
Para Sandra Mossios, Partner, EY, Reino Unido, "estou encantada por me juntar ao IVSC Standards Review Board e por poder contribuir para os esforços do IVSC para fazer avançar o desenvolvimento de normas de avaliação globais e de alta qualidade que facilitem a consistência e a transparência nas avaliações. As Normas do IVSC proporcionam uma orientação vital tanto aos avaliadores como aos não avaliadores, seja num contexto de disputa, comercial ou regulamentar, e tenho o prazer de desempenhar um papel neste processo com o IVSC juntamente com os seus parceiros".
O IVSC está empenhado em promover o desenvolvimento de práticas de avaliação de alta qualidade, transparentes e éticas. A nomeação destes novos peritos para a SRB é uma prova do compromisso contínuo do IVSC com esta missão.
O International Valuation Standards Council é uma organização independente, sem fins lucrativos, do setor privado, constituída nos Estados Unidos e com sede operacional em Londres, Reino Unido. O IVSC desenvolve padrões técnicos e éticos internacionais para avaliações nas quais os investidores e outros confiam.