
Tempo médio de venda de imóveis baixa para 13 meses
Tempo médio de venda de imóveis baixa para os 13 meses em Junho, o melhor resultado dos últimos sete meses. Também o tempo médio de absorção dos arrendamentos revela uma ligeira diminuição aproximando-se dos quatro meses, quando era de cinco em Abril.
Segundo o IMI – Imovirtual Market Index, o mercado imobiliário nacional apresentou uma curva de sinal positivo, registando um comportamento tendencialmente mais optimista face ao registado no mês anterior. Este barómetro mensal, elaborado em parceria com a REVConsultants, revela que o tempo de venda do produto residencial diminuiu para perto de 13 meses, quando registava 14 em Abril.
O estudo, que ausculta profissionais de mediação imobiliária, consultores imobiliários, empresas de gestão e administração de imóveis, entre outros, desvenda, de igual forma, que o tempo de absorção dos imóveis de arrendamento ronda agora os quatro meses, denotando-se uma ligeira diminuição neste segmento de mercado.
Um dos factores que mais contribuiu para a melhoria do IMI – Imovirtual Market Index foi ao nível das expectativas de curto-prazo fortemente relacionadas com o período de férias, altura em que o país acolhe quer turistas, quer emigrantes que podem potenciar futuras transacções imobiliárias.
Para os próximos três meses, as expectativas em relação à evolução da actividade imobiliária, para 50% dos inquiridos são no sentido de uma melhoria, 44% aponta para a manutenção dos atuais índices de actividade, e apenas 6% (representatividade inferior ao mês anterior) estima uma hipotética contracção do sector.