Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Taxa de juro sobe ligeiramente em Janeiro

 

Taxa de juro sobe ligeiramente em Janeiro

 

Taxa de juro sobe ligeiramente em Janeiro

13 de fevereiro de 2015

A taxa de juro implícita no crédito à habitação fixou-se em Janeiro em 1,420%, registando um ligeiro aumento em relação à taxa observada no mês anterior (1,419%).

Nos contratos para aquisição de habitação, a taxa de juro fixou-se em 1,435%, tendo aumentado 0,001 p.p. face à taxa observada em Dezembro.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística – INE para os contratos celebrados nos últimos 3 meses, a taxa de juro implícita fixou-se, em Janeiro, em 2,984%, tendo descido 0,092 p.p. em comparação com o mês anterior. Nos contratos relativos a Aquisição de Habitação celebrados nos últimos 3 meses, a taxa de juro implícita foi 2,957% (3,043% no mês anterior).

258 euros é o valor médio da prestação

Em Janeiro, o valor médio da prestação vencida para a totalidade dos contratos em vigor foi, pelo oitavo mês consecutivo de 258 euros. O valor médio da prestação, para o conjunto dos contratos de crédito à habitação celebrados nos últimos 3 meses, fixou-se nos 325 euros, quatro euros acima do valor observado no mês anterior.

O valor do capital médio em dívida, para a totalidade dos contratos de crédito à habitação, foi 57.760 euros (57.819 euros em Dezembro). Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, o valor médio do capital em dívida foi 78.302 (76.799 euros, em Dezembro).