Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Centro histórico do Porto com os valores mais altos

 

Centro histórico do Porto com os valores mais altos

14 de fevereiro de 2015

O Núcleo Histórico do Porto foi a zona que apresentou o preço médio de venda mais elevado na cidade no 1º trimestre de 2014, atingindo os 1.748 euros o metro quadrado. As vendas realizadas pelas empresas que integram a pool SIR – Sistema de Informação Residencial para a Área Metropolitana do Porto (AM Porto) mostram que a procura nesta zona se dirigiu essencialmente para habitações novas e de pequena dimensão, nomeadamente de tipologias T1 ou inferior.

A par do Núcleo Histórico, as zonas de Cedofeita, Paranhos e Ramalde foram as zonas que concentraram a maioria das vendas reportadas ao SIR na cidade do Porto entre o 2º trimestre de 2013 e o 1º trimestre de 2014. Nestas restantes três zonas, a procura dirigiu-se sobretudo para casas usadas e de tipologia T2 e T3, à excepção de Paranhos, onde as tipologias mais pretendidas foram sobretudo T1 ou inferior.

Em termos de preços, no 1º trimestre de 2014, Cedofeita e Paranhos apresentaram preços médios de venda de 862 euros o metro quadrado e de 877€/m2, respectivamente, enquanto em Ramalde os preços médios de venda se fixaram em 957€/m2.

No concelho do Porto, o tempo médio que uma casa demora a ser vendida agravou-se em 2 meses entre o 2º trimestre de 2013 e o 1º trimestre de 2014, atingindo agora os 12 meses. Quanto às quatros zonas que concentraram a maioria das vendas realizadas, é no Núcleo Histórico que as casas demoram mais tempo a serem vendidas, atingindo no 1º trimestre de 2014 os 17 meses. Em Cedofeita esse tempo é agora de 14 meses, enquanto nas zonas de Paranhos e Ramalde esse indicador foi de, respectivamente, 8 e 6 meses.