Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Casas em Portugal passaram a valer mais cinco euros em Agosto

 

Casas em Portugal passaram a valer mais cinco euros em Agosto

28 de setembro de 2017

O valor médio de avaliação bancária para o total do País fixou-se em 1 122 euros por metro quadrado (euros/m2 ) em Agosto, mais cinco euros do que o observado em Julho. Este valor representa um aumento de 0,4% em relação ao registado no mês precedente e 4,6% face ao mesmo mês do ano anterior.

De acordo com os dados revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística - INE, o valor médio das avaliações bancárias aumentou tanto para as moradias (0,7%) como para os apartamentos (0,5%). A nível regional, as maiores subidas registaram-se na Região Autónoma da Madeira (1,9%) e no Centro (1,0%). A única descida verificou-se na Região Autónoma dos Açores (-0,5%).

O valor médio de avaliação bancária dos apartamentos situou-se em 1 173 euros/m2 , seis euros superior ao obtido no mês anterior, o que correspondeu a uma taxa de variação em cadeia de 0,5%. O INE refere ainda que para a tipologia de apartamento T2 situou-se em 1 175 euros/m2 , mais nove euros que no mês anterior. Para os apartamentos T3, outra das tipologias mais frequentemente avaliadas, observou-se um aumento de cinco euros, tendo o valor médio aumentado para os 1 103 euros/m2 .

No mês em análise, o valor médio das moradias fixou-se em 1 044 euros/m2 , valor superior em sete euros ao observado no mês anterior. Em termos homólogos, o valor médio de avaliação das moradias aumentou 4,5% (4,3% no mês precedente). Quando comparado com Julho, as moradias de tipologia T3 aumentaram 12 euro em agosto, para 1 019 euros/m2 , enquanto a tipologia T4 apresentou um aumento de três euros para os 1 059 euros/m2 .

O Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa, a Região Autónoma da Madeira e o Alentejo Litoral apresentaram valores de avaliação bancária superiores à média nacional.