Faturação das lojas dos Centros Comerciais cresce 11%
Segundo um estudo da REDUNIQ Insight desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais - APCC, a facturação com cartão nas lojas nos Centros Comerciais no primeiro semestre de 2023 apresentou uma variação positiva de 11% em relação ao mesmo período de 2022, que foi um ano recorde de vendas no sector.
De acordo com a REDUNIQ Insight os fins-de-semana representam 39% das compras (transacções) realizadas com cartões nas lojas dos Centros Comerciais. Nos dias úteis da semana, o período pós-laboral representou também 39% das compras das lojas dos Centros Comerciais, o que demonstra a importância da disponibilidade e flexibilidade horária destes espaços para os consumidores.
No período em análise a compra média por cliente (ticket médio) nas lojas dos Centros Comerciais situou-se nos 31,8 euros e o gasto médio mensal por cliente nos 84,6 euros.
As vendas das lojas dos Centros Comerciais a turistas representaram 11% do total da facturação, o que demonstra a grande atractividade destes espaços para quem visita o país.
Em termos setoriais, no primeiro semestre de 2023, 33% do total de faturação registada em Centros Comerciais é relativa à categoria Moda. Além disso, 28% foi gasto em Supermercados, 13% em Eletrodomésticos & Tecnologia e 10% em Restauração. “Papelarias, livrarias, revistas e tabaco” representaram 7% da faturação em lojas dos Centros Comerciais no período em análise.