CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Estudo de sustentabilidade da C&W distinguido no 2º Congresso Ibero-Americano de Engenharia de Asset Management

22 de agosto de 2024

No âmbito da participação no CongrEGA'24 – 2º Congresso Ibero-Americano de Engenharia de Asset Management, a Cushman & Wakefield (C&W), consultora líder global em serviços imobiliários, recebeu o prémio "Best Paper Sustainability", resultante da apresentação do paper "Pathaways towards Net-zero: Market Data Insights on Portuguese Real Estate Energy Performance", um trabalho desenvolvido pelas equipas de Sustentabilidade & ESG e Avaliação & Advisory da consultora.

O estudo analisou o desempenho energético do conjunto de dados de 1200 activos imobiliários, nos quais a C&W prestou consultoria ou esteve envolvida em transacções ou arrendamentos em Portugal.

O estudo representa um passo significativo ao trazer uma amostra muito abrangente do actual desempenho do mercado imobiliário português.  Os resultados revelaram que, ao momento actual, apenas 4% dos imóveis estão alinhados com os padrões de desempenho energético da Taxonomia Europeia para a mitigação climática. O estudo também revelou que pouco mais de 50% dos imóveis estão alinhados com os limites do CRREM (Carbon Risk Real Estate Monitor), uma ferramenta que avalia o risco climático e a eficiência energética dos edifícios cada vez mais utilizada pelos investidores do sector imobiliário.

"Portugal tem metas ambiciosas de descarbonização definidas pela Europa. Para alcançá-las, é essencial ter dados robustos sobre o mercado imobiliário, porque 'o que não se pode medir, não se pode melhorar'. Este estudo realizado pela equipa Cushman & Wakefield é um passo significativo ao fornecer uma visão abrangente do desempenho actual do mercado imobiliário português que nos permite ajudar os nossos clientes e contribuir para esta mudança necessária", comenta Joana Pedro, Sustainability & ESG services Manager em Portugal, Cushman & Wakefield.

O CongrEGA, reuniu em Lisboa mais de 300 delegados das comunidades lusófonas e hispanófonas de Gestão de Activos de engenharia espalhadas pela Europa, Américas e África.