CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Entrevistas

 

Roca aposta numa estratégia circular de água

11 de abril de 2022

Se a sensibilização para a eficiência energética já faz parte da consciência colectiva, a eficiência hídrica começa agora a ser levada a sério. Não é por acaso que a falta de chuva toma proporções alarmantes e é necessário sensibilizar para uma eficaz utilização da água que consumimos. Não podemos esquecer que a quantidade de água doce produzida pelo seu ciclo natural é hoje basicamente a mesma que em 1950 e que deverá permanecer inalterada até 2050 e que apesar de 75% da superfície do planeta ser recoberta por massas líquidas, a água doce não representa mais do que 3% desse total. Daí que o slogan, ‘Poupe água’, nunca será demais para sensibilizar quem pense que a água é inesgotável.

Sendo a água o principal recurso para o seu trabalho, a Roca, tem vindo a alertar para este tema. Em 2022 lançou a sexta edição de 2022 do One Day Design Challenge, este ano em formato online. A marca já investe neste projecto há vários anos, uma iniciativa que faz parte da sua estratégia orientada para a preservação de recursos, nomeadamente a água. Esta iniciativa tem o propósito de sensibilizar as camadas mais jovens da sociedade para temas como a sustentabilidade e a preservação da água potável – um recurso escasso e precioso. A Roca faz esse apelo através do desafio à criatividade de jovens interessados nas áreas do design, da arquitetura, etc.

Trata-se de um desafio de Design Express em que a sustentabilidade dá o mote. Os concorrentes enfrentam o desafio de desenhar, em apenas um dia, novas soluções para o espaço de banho que tenham em consideração os grandes desafios da atualidade e promovam um futuro mais sustentável e consciente.

Em entrevista ao Diário Imobiliário Jorge Vieira, Managing Director da Roca em Portugal, explica que implementou uma estratégia circular de água.

Num momento de maior sensibilização para a preservação da água potável a Roca tem vindo a trabalhar para esse objectivo. De que forma têm direccionado para essa sensibilização?

O Grupo Roca está consciente do ambiente e respectivos recursos. Por esta razão, desenvolve tecnologias e produtos sustentáveis, que possibilitam a poupança de água e de energia, reduzindo a pegada ambiental que os seus produtos e a sua utilização podem gerar. Promove ainda várias iniciativas através da Fundação We Are Water, com o objectivo de contribuir para a resolução de problemas decorrentes da falta de água e saneamento, em todo o mundo.

Neste sentido, no espaço Roca Lisboa Gallery, promovemos também webinares sobre diversos temas da actualidade, destinados a todos que se revejam nestes problemas. No passado dia 23 de março o tema foi “Água Subterrânea: Visão Ecossistémica do Ciclo da Água.” Todos os meses há diversos temas de importância extrema para o nosso ecossistema que são discutidos assim como também são apresentadas novas soluções que contribuem para um menor impacto no nosso planeta.

Por outro lado, o Roca One Day Design Challenge vem responder também a esta preocupação. Todos os anos o Grupo Roca organiza este desafio alinhado com os objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que tem como principal objectivo promover a importância do design face aos principais desafios globais, como a emergência climática e as novas realidades em todo o mundo.

Neste contexto, os concorrentes apresentam soluções que conciliam o design do espaço de banho, a funcionalidade e a sustentabilidade, nomeadamente, ao nível da água. Queremos com esta iniciativa, sensibilizar, em particular, os mais jovens, para a urgência deste tema na nossa sociedade, em geral, e para o sector, em particular.

Sendo também uma empresa que trabalha directamente com esse recurso, tem vindo também a produzir produtos mais eficientes. Nesse sentido qual tem sido a estratégia definida?

O Grupo acaba de lançar um plano de eficiência hídrica estabelecendo, juntamente com a empresa Veolia Water Technologies Ibérica, dois processos de produção, um para louça sanitária e outro para torneiras, nas unidades de Settat (Marrocos) e Eskisehir (Turquia), onde serão realizadas duas acções-piloto no âmbito de um plano global de auditoria ao ciclo integrado de água nas fábricas do Grupo.

De forma a alcançar os objectivos foi implementada uma estratégia circular de água. O processo consiste em reduzir a utilização de água em todas as fases do processo de fabrico, evitando a utilização de fontes de água potável quando não for estritamente necessária: reciclando-a e controlando a sua utilização; segregando-a; quantificando-a e dando-lhe um valor; reutilizando-a e adaptando a sua qualidade a cada utilização específica para recomeçar o ciclo. A este sistema dá-se o nome de sistema dos 6R: Reutilização, Reciclagem, Recuperação, Regeneração, Reabastecimento e, consequentemente, Redução do consumo de água potável.

Este projecto tem dois objectivos específicos: reduzir o stress hídrico nas áreas onde o Grupo opera e preservar este recurso, otimizando a utilização circular do mesmo. Os processos de produção de louça sanitária e de torneiras são os que requerem uma maior quantidade de água.

É para nós essencial a constante procura de novos produtos e soluções que respondem também aos desafios da poupança de água. Um exemplo disso é a nossa solução W+W, onde a inovação e a tecnologia se juntam em benefício do avanço sustentável. Este conceito é uma soma de poupança de água e otimização do espaço. O seu inovador sistema, filtra a água do lavatório para reutiliza-la na sanita, permitindo uma eficiência na ordem dos 60% (na utilização da sanita), sem descurar o design e a elegância do conjunto.

Como tem sido a ligação e relacionamento com promotores e arquitectos para se construírem mais projectos imobiliários eficientes em termos hídricos?

Como indústria responsável, a sustentabilidade é transversal em todos os processos de fabrico e procuramos criar produtos e soluções que permitam ao utilizador o uso dos recursos de forma consciente na redução de consumos desnecessários. Também em termos dos nossos parceiros, procuramos encontrar e trabalhar com aqueles que partilham da nossa visão. Com o ciclo terminado, se o produto instalado é mais eficiente temos a garantia de projectos mais sustentáveis.

A eficiência energética tem tido mais destaque e apoio. O que é necessário alertar para que a eficiência hídrica seja também uma prioridade?

Recentemente a preocupação com a eficiência hídrica tem sido também um tema bastante debatido, infelizmente não pelas melhores razões. Temos enfrentado períodos de seca extrema e o recurso de água é cada vez mais escasso e precioso.

Enquanto fabricante de produtos para espaços de banho, a Roca procura dar resposta às emergências como a redução do consumo de água, através da inovação de produtos e de processos que garantam a utilização consciente deste recurso, assim como a preservação do meio ambiente.

Procuramos ainda promover o debate e a procura de soluções para o problema da escassez da água, através de diversas iniciativas da Fundação We Are Water e nos eventos que realizamos para a sociedade no Roca Lisboa Gallery, que asseguram a preservação deste recurso. É nossa missão continuar a dar visibilidade e o nosso contributo técnico para que este tema se mantenha entre as prioridades da sociedade.