CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Eduardo Miranda, presidente da ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal

Eduardo Miranda nomeado para presidir a European Holiday Home Association

11 de novembro de 2022

Eduardo Miranda, presidente da ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal, foi apontado para representar a European Holiday Home Association, associação internacional que representa o sector.

A nomeação do Presidente da ALEP para o cargo é um sinal de reconhecimento dos esforços empreendidos nos últimos anos pela Associação, num trabalho que ajudou a tornar Portugal numa referência do sector do Alojamento Local em toda a Europa.

A European Holiday Home Association (www.ehha.eu) foi fundada em 2013 para dar voz à indústria do vacation rental/short-term-rental. Os membros da EHHA são associações nacionais que representam o setor, como é o caso da ALEP, plataformas online de reservas, e empresas que prestam serviços de apoio. Os seus membros operam em todos os países da União Europeia.

Para a associação portugusa, o cargo assume particular importância num momento em que pela primeira vez estão a ser apresentadas propostas de regulamentação do sector a nível europeu. Portugal serve no contexto europeu como exemplo de um dos países mais avançado em matéria de regulamentação do sector, tendo a ALEP participado ativamente neste processo e sendo esta nomeação um reconhecimento do excelente trabalho da Associação a nível nacional e internacional. Recorde-se que, em vários países da União Europeia (UE) as questões de regulamentação trazem ainda grandes entraves na gestão urbanística e no desenvolvimento da atividade do short-term-rental (alojamento local), que representa um grande peso no Turismo e na economia da Europa.

O primeiro ato oficial de Eduardo Miranda enquanto Presidente da EHHA será no Fórum Europeu de Turismo, organizado anualmente pela Presidência do Conselho da União Europeia e pela Comissão Europeia. Este ano o evento terá lugar em Praga, na Chéquia a 15 de Novembro. Entre outros tópicos, irá ser discutida a proposta de Regulamento apresentada ontem, dia 7 de Novembro, pela Comissão Europeia para reforçar a transparência no domínio do short-term-rental (alojamento local) e criar um sistema unificado de registo que poderá ajudar as autoridades públicas a obter dados para assegurar um desenvolvimento equilibrado do sector numa perspectiva de turismo sustentável.

Eduardo Miranda, que irá ser orador neste Fórum em representação da EHHA, considera que “o short-term-rental (alojamento local) é uma parte essencial da economia do turismo da UE, promove a criação de empregos e oportunidades para os cidadãos da UE, e cria um ecossistema formado por micro, pequenas e médias empresas”. Acredita que “um quadro harmonizado de recolha e comunicação de dados e registos ajudará a enfrentar alguns dos actuais desafios do sector que ainda é dominado por uma fragmentação da regulamentação que propícia um ambiente de falta de segurança jurídica e uma aplicação ineficaz da lei”.

Eduardo Miranda mantém em pleno as suas atuais funções à frente da ALEP que agora acumula com o cargo de presidente não executivo da EHHA. Constituída em 2015, a ALEP é a única associação de âmbito nacional exclusivamente dedicada ao Alojamento Local, tendo recebido em 2018 a Medalha de Mérito Turístico Grau Prata atribuída pelo Ministério da Economia pelos serviços relevantes prestados ao Turismo Português.