Dois livros sobre dois projectos de arquitectura de dois (grandes) arquitectos
Os livros Fundação Gramaxo, um projecto de Álvaro Siza, e Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, um projecto de Eduardo Souto de Moura, acabam de ser publicados.
A Fundação Gramaxo é sede de uma fundação e um pequeno museu, na Maia, perto do Porto. O projecto editorial começou em 2019, antes da montagem do estaleiro de obra, e terminou em 2023, depois da instalação da colecção de arte na sala da exposição permanente. O livro é uma memória da construção do edifício, alargado com textos e fotografias sobre outros temas do universo de Álvaro Siza, mas que estão relacionados com o projecto: a paisagem enquanto matéria de projecto, a escultura, o design de mobiliário e o atelier no Porto, onde tudo é criado.
Neste volume, o editor Nuno Miguel Borges entrevista Álvaro Siza; Eduardo Souto de Moura, João Gomes da Silva, Jorge Figueira, Kenneth Frampton, Peter Testa e Manuel Aires Mateus escrevem textos sobre os diferentes assuntos do livro. António Júlio Duarte é o autor do ensaio fotográfico sobre a obra e sobre os temas dos textos, e fez o registo a preto-e-branco com câmara analógica.
O Claustro do Rachadouro
Eduardo Souto de Moura projectou a reabilitação do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, em Alcobaça. O trabalho editorial começou em 2017 e terminou em 2023. O fotografo escolhido foi André Príncipe.
O arquitecto é entrevistado pelo editor, onde conversa sobre a reabilitação do edifício Património Mundial da UNESCO, assim como de outros projectos e assuntos da sua longa vida profissional. O seu colaborador nesta obra, o arquitecto Luís Peixoto, foi também entrevistado, explicando o projecto do Claustro do Rachadouro e inúmeros temas relacionados com o atelier de Eduardo Souto de Moura.
O livro começa com um texto histórico sobre o Mosteiro de Alcobaça, pelo historiador Francisco Pato de Macedo, que percorre oito séculos de história nacional com base nos acontecimentos no edifício. A fechar, um texto do arquitecto espanhol José Maria Sanchez Garcia, que visitou o monumento já a ser utilizado como hotel e escreveu as suas impressões sobre a reabilitação realizada.
A NMB é uma colecção de livros, criada e editada por Nuno Miguel Borges, que documentam e são uma memória da construção de projectos de arquitectura. É um programa editorial que reúne arquitectos, arquitectos paisagistas, historiadores, arqueólogos, académicos, fotógrafos, designers, que, em conjunto, ajudam a conhecer e a compreender a história e o projecto de arquitectura retratado em cada volume.
O volume do Claustro do Rachadouro/Eduardo Souto de Moura tem o seguinte conteúdo:
Texto histórico de Francisco Pato de Macedo
Entrevista Eduardo Souto de Moura
Esquissos Eduardo Souto de Moura
Entrevista Luís Peixoto
Esquissos Luís Peixoto
Ensaio fotográfico sobre a reabilitação de André Príncipe Texto final do arquitecto espanhol José María Sánchez García
Desenhos técnicos
O design é da autoria do Atelier Carvalho Burnau Edição bilingue português-inglês
248 páginas
80 fotografias, 19 esquissos e 9 desenhos técnicos
215 x 258 mm Capa dura
O livro da Fundação Gramaxo tem o seguinte conteúdo: Entrevista Álvaro Siza
Texto João Gomes da Silva
Texto Jorge Figueira
Texto Eduardo Souto de Moura
Texto Kenneth Frampton
Texto Peter Testa
Texto Manuel Aires Mateus
Ensaio fotográfico de António Júlio Duarte
Desenhos técnicos
Design Macedo Cannetà
Edição bilingue português-inglês 193 páginas
79 fotografias, 7 esquissos e 5 desenhos técnicos
215 x 258 mm Capa dura