Câmara de Vila Velha de Ródão adquire terreno para expansão urbanística da vila
O município de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, adquiriu um terreno com cerca de 14 hectares, com vista à expansão urbanística da vila, cujos loteamentos vão ser vendidos a preços controlados.
“Constituído por uma área muito significativa (14 hectares), localizada dentro do perímetro urbano e com capacidade edificativa, a aquisição deste terreno permitirá resolver, nos próximos anos, os problemas de disponibilização de terrenos para habitação na sede do concelho [Vila Velha de Ródão] e representa uma excelente oportunidade do ponto de vista da expansão urbanística”, referiu, em comunicado, o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira (PS).
O autarca salientou que o objectivo desta compra do terreno, localizado junto ao Estádio Municipal de Vila Velha de Ródão, tem como objectivo garantir o acesso à habitação e contribuir para a fixação de população no concelho, através da criação de loteamentos para construção de habitação própria e permanente, que serão posteriormente disponibilizados a preços controlados.
“Esta aquisição por parte do município de Vila Velha de Ródão resulta de uma permuta com a Biotek, cujos projectos de expansão do perímetro industrial para a instalação de uma unidade fabril que irá trabalhar com a empresa levaram à manifestação do interesse em adquirir um terreno propriedade do município, avaliado em 25 mil euros e localizado nas imediações das suas instalações”, lê-se na nota.
Segundo a autarquia, a instalação desta nova empresa traduz-se num investimento significativo, que implica a criação de 17 novos postos de trabalho.
A autarquia pretende criar novos loteamentos urbanos para construção de habitação própria e permanente, bem como as respectivas infraestruturas.
Posteriormente, estes vão ser disponibilizados para venda a preços controlados, em hasta pública, “uma medida que visa facilitar o acesso à habitação e contribuir para a fixação de novas famílias no concelho”.
“Juntamente com os prédios rústicos adquiridos recentemente em Sarnadas de Ródão, estamos perante a maior aquisição de terrenos realizada pelo município nas últimas décadas, uma medida que vai ao encontro da Estratégia Local de Habitação e permite consolidar as políticas de fixação que temos vindo a desenvolver”, concluiu Luís Pereira.
O Município de Vila Velha de Ródão adquiriu em Novembro passado, como o DI noticiou, dois prédios rústicos e dois urbanos em Sarnadas de Ródão, com o objetivo de constituir no local novos lotes destinados à construção de habitação, uma medida que visa incentivar a fixação de população no concelho.
Lusa/DI