CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Construção sustentável

CICCOPN integra iniciativa europeia para a transformação ecológica e digital da Construção Civil

11 de março de 2024

O CICCOPN – Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte é um dos parceiros-chave no projecto "Green Circle – Microcredenciais para o Sector da Construção Civil", financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.

Um projecto que tem a coordenação da TecMinho tem como objectivo a transformação substancial no sector da Construção Civil. Esta iniciativa procura disponibilizar uma formação mais ágil e adaptada às necessidades actuais, visando a dupla transição ecológica e digital.

O consórcio do projeto "Green Circle" congrega onze parceiros de quatro países europeus – Alemanha, Grécia, Espanha e Portugal – e inclui representantes de grandes empresas do sector, como a Casais Construções, instituições de ensino profissional, como o CICCOPN, e diversas universidades e entidades ligadas à educação. Este grupo diversificado visa promover o desenvolvimento de microcredenciais que dotem os trabalhadores das competências essenciais para um mercado de trabalho em permanente evolução.

As microcredenciais, caraterizadas pela agilidade e o foco em resultados de aprendizagem específicos, surgem como uma resposta à necessidade de métodos de aprendizagem que permitam uma aquisição de conhecimentos e competências de forma mais rápida e eficiente. Este modelo é reconhecido pela sua importância na promoção da aprendizagem contínua, empregabilidade, inclusão e igualdade de oportunidades em toda a Europa.

Ao longo dos próximos três anos, os parceiros do projecto irão explorar o ecossistema da Construção Civil, para desenvolver um modelo inovador e sustentável de microcredenciação. Este modelo será avaliado através de projetos-piloto nos países participantes – Alemanha, Grécia, Espanha e Portugal –, com o objetivo de estabelecer um sistema de microcredenciais em competências relacionadas com a transição ecológica e digital específicas para o sector da Construção Civil. Este sistema não só promete transformar o sector, mas também tem potencial de aplicação noutras áreas da economia.

A reunião inaugural, que teve lugar na sede do Grupo Casais, em Braga, reuniu 20 especialistas e marcou o início de um esforço colaborativo rumo a uma indústria da Construção mais sustentável e preparada para os desafios futuros.