
Auchan avança com compra do centro comercial Alegro Setúbal
O grupo Auchan vai assumir o controlo do centro comercial Alegro Setúbal. A operação foi formalmente notificada à Autoridade da Concorrência (AdC) pela Tiekenveen Holding B.V., empresa neerlandesa que integra o universo ELO – grupo que detém a marca Auchan.
A AdC confirmou que recebeu, a 14 de Novembro, o pedido de avaliação da operação, que consiste na aquisição do controlo exclusivo da Alegro Setúbal – Gestão e Exploração de Centros Comerciais, S.A.. Durante os próximos dez dias, a autoridade liderada por Nuno Cunha Rodrigues aceita observações de terceiros interessados sobre o negócio.
A Tiekenveen é uma sociedade de gestão de participações sediada nos Países Baixos e controlada pela ELO, grupo cuja principal actividade é a distribuição alimentar através da Auchan. O conglomerado actua ainda nos sectores imobiliário, comércio electrónico e banca, gerindo e desenvolvendo centros comerciais e prestando serviços de consultoria e gestão de activos.
Já a Alegro Setúbal dedica-se à concepção, exploração e administração de conjuntos comerciais, incluindo a compra, venda, locação e gestão de imóveis destinados a este tipo de projectos.
A insígnia Alegro tem estado no centro de várias operações recentes no mercado português: em 2024, a Tiekenveen e a espanhola Castellana Properties compraram o Alegro Sintra, enquanto o Alegro Montijo foi adquirido pela sul-africana Lighthouse Properties, passando a chamar-se Fórum Montijo, hoje gerido pela Square Asset Management.
Se a operação agora notificada for aprovada, o Alegro Setúbal passará oficialmente para a esfera do grupo Auchan, reforçando a presença da ELO no mercado de imobiliário comercial em Portugal.













