CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Torres Vedras: Parque do Choupal ganha prémio internacional

27 de outubro de 2018

O projecto de requalificação do Parque do Choupal de Torres Vedras foi distinguido, em Itália, com o Prémio Especial EMU, atribuído pela associação cultural Architetto Simonetta Bastelli, anunciou a Câmara Municipal.

O júri, presidido pelo arquiteto Annunziata Stella Teot, decidiu distinguir o Parque do Choupal de Torres Vedras pelo “Projecto de intervenção Polis na Cidade de Torres Vedras: Requalificação urbana e ambiental do Choupal e Ermida, Margens do Rio Sizandro entre pontes e Pátio Alfazema”, cuja autoria é do atelier PROAP – Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagista, de João Nunes, com a intervenão dos arquitectos Iñaki Zoilo, Nuno Jacinto, Inês Teigão, Margarida Henriques e Marta Palha.

O projecto foi distinguido na categoria “Projecto com o melhor elemento de mobiliário urbano” e ficou também entre os seleccionados na categoria “Profissionais”.

A intervenção em Torres Vedras já havia sido distinguida em 2016 com o Prémio Nuno Teotónio Pereira, atribuído pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana I.P (IHRU), na categoria “Reabilitação ou Requalificação de Espaço Público”.

A associação Architetto Simonetta Bastelli tem como finalidades promover a requalificação e reabilitação de espaços públicos, numa relação equilibrada entre a arquitectura e a natureza. De forma a incentivar estas práticas, o Município de San Venanzo, em Itália, organiza anualmente o concurso “Architettura e Natura - Premio Simonetta Bastelli” que premeia as melhores intervenções ao nível da reabilitação urbana em termos arquitectónicos e ambientais.