CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

Talento português mostra-se na Tortona Design Week em Milão

2 de junho de 2022

Alguns dos melhores e mais inovadores produtos portugueses para o design e decoração de interiores estarão em exposição com o  Made in Portugal naturally na Tortona Design Week, em Milão, na Itália. 

Localizada na Via Tortona, a Mostra portuguesa inclui peças de mais de 40 empresas das diversas indústrias da Fileira Casa, como o mobiliário, colchoaria, têxteis-lar, cutelaria, cerâmica, iluminação e tapeçaria. Em conjunto, constroem um espaço único e acolhedor, que simula os ambientes de uma sala de estar e jantar, em conjunto com zona de bar.

A curadoria da exposição é da responsabilidade do designer luso-francês Christophe de Sousa. Com uma vasta experiência num conjunto alargado de setores, soma múltiplos prémios na Europa e nos Estados Unidos da América (EUA), sendo admirado pela paixão pelos processos criativo e produtivo.

Um dos materiais mais tradicionais da indústria nacional, a cortiça merece lugar de destaque nesta Mostra. Coordenada por Toni Grilo, um designer altamente reconhecido no seio da indústria do mobiliário nacional, uma das áreas desta exposição é inteiramente dedicada a produtos sustentáveis compostos por este material. Visando a promoção da economia circular, bem como do conhecimento e know-how dos artesãos portugueses, esta zona constitui um dos grandes pontos de atração do espaço Made in Portugal naturally.

Após uma edição de grande sucesso no ano passado, a APIMA - Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins e a AICEP decidiram realizar uma nova iniciativa, com vista à divulgação das marcas e produtos portugueses junto dos profissionais italianos, mas igualmente dos milhares de prescritores, agentes e decoradores que visitam a cidade de Milão durante esta semana.

"Não poderíamos ter recebido melhor feedback sobre a ação realizada em 2021, tanto dos visitantes como das marcas presentes. Este ano, com a retoma das viagens internacionais e eventos empresariais, as nossas expectativas são ainda maiores. Prevemos receber mais de 5000 profissionais e promover as nossas marcas nos nossos mercados tradicionais de exportação, mas também em mercados emergentes de grande potencial", afirma Joaquim Carneiro, Presidente da APIMA.

A Fileira Casa Portuguesa é constituída por mais de 7 500 empresas, que representam cerca de 61 mil postos de trabalho e um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros. Os diversos setores que a integram são responsáveis por perto de 4,5% do total de exportações da economia nacional.

A exposição Made in Portugal naturally at Tortona Design Week pode ser visitada de 6 a 11 de Junho, entre as 10h00 e as 20h00 (das 10h00 às 22h00 nos dias 10 e 11 de Junho).